O hospital de campanha de Assis (SP), que começou a funcionar no final de maio, não vai receber mais pacientes a partir desta segunda-feira (31). De acordo com a prefeitura, a baixa ocupação motivou a decisão pelo fechamento, que foi anunciado há duas semanas.
A unidade foi construída no ginásio da Associação Desportiva da Polícia Militar para receber pacientes em tratamento e com suspeita da Covid-19. O hospital seria responsável por atender pacientes de baixa complexidade, encaminhados das unidades de saúde do município.
Para a construção da unidade, a prefeitura investiu R$ 750 mil e, agora, a Secretaria de Saúde explica que o dinheiro empenhado mensalmente na manutenção do espaço será destinado para outras ações de combate ao coronavírus na cidade.
De acordo com a prefeitura, a atual estrutura hospitalar do município vai dar conta de atender a demanda de pacientes, que estão com uma taxa de ocupação tranquila. Desde a inauguração do hospital de campanha, 47 pacientes foram atendidos no local.
“O hospital foi criado justamente para ser um seguro para proteger nossos hospitais. Uma baixa ocupação nesse período mais crítico da pandemia prova que nossa estrutura dá conta de atendimento dos casos”, explica o secretário de Saúde, Adriano Romagnoli.
No entanto, apesar da baixa ocupação de leitos, a pandemia não acabou e o secretário alerta que a população ainda precisa manter os cuidados contra o coronavírus até a chegada de uma vacina definitiva. Em caso de suspeita, as pessoas devem procurar alguma das 19 unidades de atenção básica do município.

Casos de varíola dos macacos chegam a 76 em todo o país
Covid-19: governo libera quarta dose para maiores de 40 anos
Ministério da Saúde confirma 8º caso de varíola dos macacos no país
Brasil registra 70 mortes e 40,1 mil casos em 24 horas
Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil é confirmado na cidade de São Paulo