O boletim epidemiológico divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica na última sexta-feira (30), mostra que de janeiro a julho deste ano foram confirmados 570 casos de dengue em Assis (SP).
Foram notificadas 1.198 pessoas com suspeitas da doença, sendo que 570 foram casos positivos, 551 negativos, 23 positivos de outros municípios, 13 negativos de outros municípios e 41 pessoas aguardam resultados de exames.
A secretária da Saúde de Assis, Cristiani Silvério, afirma que o trabalho de combate e prevenção à dengue na cidade está sendo feito sem trégua. São ações diárias com equipes de agentes de combate à endemias nas ruas, em campanhas de conscientização, trabalhos de bloqueio e nebulização frequente nos locais onde há confirmação de casos positivos.
“80% dos casos de dengue estão nas casas das pessoas e a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, mais uma vez estamos aqui para reforçar que, além das nossas atividades, precisamos da participação da população, mantendo sua casa higienizada e sem possíveis focos de reprodução do mosquito”, alerta.
O coordenador do Departamento de Controle de Endemias, Rodrigo Caetano, ressalta que as ações de mobilização promovidas pela Prefeitura, aliadas à conscientização da população, são os únicos caminhos para evitar as doenças que o mosquito transmite.
“Pedimos às pessoas que eliminem qualquer foco de água parada em suas casas, onde o mosquito põe suas larvas. Somente assim conseguiremos vencer a batalha contra a dengue em Assis”, finaliza Rodrigo.
ASSESSORIA PMA
Casos de varíola dos macacos chegam a 76 em todo o país
Covid-19: governo libera quarta dose para maiores de 40 anos
Ministério da Saúde confirma 8º caso de varíola dos macacos no país
Brasil registra 70 mortes e 40,1 mil casos em 24 horas
Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil é confirmado na cidade de São Paulo