A prefeitura de Florínea (SP) divulgou no último sábado (12) que se aproxima da marca de 50% da população da cidade já vacinada com a primeira dose contra a Covid-19, conforme dados do Vacinômetro.
O município tem pouco mais de 2,6 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE, e já aplicou a primeira dose em 1.283 moradores (48,4% da população). Já a segunda dose tem cobertura bem inferior, de apenas 19,6% (520 moradores totalmente imunizados).
Segundo a prefeitura, já foram imunizados as pessoas a partir de 18 anos com comorbidades, profissionais da saúde, o público com síndrome de Down, profissionais da educação e aqueles com deficiência permanente, que recebem o BPC.
Atualmente, as ações de imunização da cidade são destinadas às pessoas com 55 anos ou mais, sem comorbidades, e as aplicações são feitas das 9h às 16h, no Posto de Saúde da cidade.
Testagem
Segundo a prefeitura, além da vacinação, estão sendo realizadas ações para testar a população. Na primeira etapa, foram testadas as pessoas que trabalham no comércio local e também fora do município. A partir desta segunda-feira (14), começaram a ser testados os funcionários públicos da prefeitura.

As ações estão acontecendo no posto de saúde da cidade mediante agendamento prévio que é realizado pelas agentes de saúde comunitárias com as informações do cadastro que todos os moradores têm na unidade de saúde. A população é informada por telefone.
Os pacientes diagnosticados com o coronavírus são monitorados e as agentes de saúde fazem visitas as suas casas com visita e um acompanhamento por telefone.
Para evitar aglomerações, uma equipe de vigilância 24 horas está atendendo denúncias e fazendo ronda nos bairros de Florínea.
Desde o início da pandemia, a cidade registra 323 casos positivos de coronavírus. Destes, 253 são pacientes considerados curados e sete moradores morreram até agora.
Idoso morre atropelado por caminhão após carro apresentar problema
Motorista e bois morrem carbonizados após colisão entre caminhões em Igaraçu do Tietê
Confusão entre policiais e moradores termina com 3 presos e cachorro morto a tiros