Os postos de combustíveis vão precisar mostrar os preços com apenas duas casas decimais a partir deste sábado, dia 7, prazo final para adequação à regra da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Até então, o valor mostrado na bomba tem três casas decimais.
O objetivo da mudança é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira”, diz a ANP em nota.
A nova regra vale tanto para o painel de preços quanto nos visores das bombas. Segundo a ANP, no entanto, a terceira casa decimal poderá ser mantida nas bombas, desde que seja zero e fique travada no momento do abastecimento. Com isso, os postos não vão precisar trocar esses dispositivos, o que poderia acarretar gastos.
“Essa é uma luta do nosso mandato que começou em 2016, quando apresentamos e aprovamos o Projeto de Lei nº 460, que apontava que naquele ano, cerca de R$ 300 milhões iriam para a conta dos donos dos postos de gasolina no Estado de São Paulo devido a cobrança do terceiro dígito, ao invés de estar circulando na nossa economia, impulsionando o comércio e outros setores.
A proposta ganhou escala nacional com a resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que passa a valer a partir de sábado para todo o Brasil. Uma conquista histórica que tem a marca do nosso trabalho pelos direitos dos consumidores. Esse é o nosso compromisso com o povo de São Paulo!”, ressaltou o deputado estadual Ricardo Madalena.
*O Diário do Vale
Deixe um comentário
Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade
Faça login para interagir ou crie agora gratuitamente sua conta e faça parte.