Bancários aprovam proposta da Fenaban

© Bancários aprovam proposta da Fenaban (Foto: Divulgação)

[dropcap]E[/dropcap]m assembleia realizada na noite de quarta-feira, 29, na sede do Sindicato dos Bancários de Assis e região, foi aprovada por unanimidade, a proposta apresentada pela Fenaban – Federação dos Bancos que prevê reposição total da inflação mais aumento real de 1,18%, além da manutenção de todos os direitos históricos da CCT e novas conquistas. A medida vale para trabalhadores de bancos privados, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

A proposição prevê, também, acordo com validade de dois anos, já garantida para 2019 a manutenção de todos os direitos, além da reposição total da inflação (INPC) mais 1% de aumento real para salários. A Campanha Nacional começou com a consulta aos bancários de todo o país sobre as principais demandas da categoria, passou pelas mesas de negociação – muitas delas sem proposta alguma por parte dos bancos ou com proposições insuficientes -, mobilizações nos locais de trabalho e nas redes sociais e terminou agora com a aprovação da proposta em assembleia.

O presidente do Sindicato, Helio Paiva Matos, comemorou a conquista da categoria bancária, após dez exaustivas rodadas de negociação. “A proposta aprovada é uma grande vitória diante de um cenário temerário, de retirada de direitos, precarização do trabalho e ataque às organizações de trabalhadores no país”. Ele lembra que a proposta foi aprovada em tempo hábil, antes da data base da categoria (1º de setembro), e que contemplou, nas mesas específicas, também todos os direitos dos bancários da Caixa e do Banco do Brasil. “É uma conquista histórica ante um cenário de desmonte dos bancos públicos promovido pelo governo ilegítimo de Temer”, salienta.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Janeiro 2026

Você está aqui : Início > Editoriais > Economia > Bancários aprovam proposta da Fenaban