O cursinho pré-universitário e o Projeto de Ensino de Línguas (PELT), de Tarumã, ambos frutos de parcerias com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP), de Assis, iniciaram suas atividades na noite de quinta-feira, 25 de março de 2019. As aulas inaugurais, para 148 alunos, aconteceram na Escola Municipal ‘’Gilberto Lex’’.
A aula inaugural contou com a presença do prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, do vereador Antônio Marcos da Costa Lima, o Deguinha, da secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Sandra Moura, da supervisora da UGB Projetos Especiais, Silmara Beraldo, da coordenadora do Centro de Línguas na UNESP, Rozana Aparecida Lopes Messias, e da coordenadora do cursinho pré-universitário da UNESP, Juliana de Oliveira.
O cursinho pré-universitário tem o objetivo preparar jovens matriculados no 3º ano do Ensino Médio, e comunidade em geral que já tenha concluído o Ensino Médio, para a busca por vagas em universidades. Atualmente, oferta-se duas salas de aulas em período noturno de segunda a sexta-feira, onde os alunos aprimoram o conhecimento em Gramática, Redação, Literatura, Inglês, História, Geografia, Filosofia/Sociologia, Biologia, Química, Física e Matemática. O PELT oferta o ensino dos idiomas inglês e espanhol, do básico ao intermediário, com duas aulas semanais, das 19h15 à 20h45.
O processo de aprendizagem obedece à sequência de ouvir, falar, ler e escrever. Pensando nisso, a equipe de gestão da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes planeja investir em novos títulos de livros para os professores e equipamentos de sonorização e kit multimídia, de forma a contribuir para o aprimoramento do ensino de inglês e espanhol no PELT.


Idoso morre atropelado por caminhão após carro apresentar problema
Motorista e bois morrem carbonizados após colisão entre caminhões em Igaraçu do Tietê
Confusão entre policiais e moradores termina com 3 presos e cachorro morto a tiros