A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) deu a largada, na segunda semana de janeiro deste ano, nas obras de reforma e revitalização do Cine FEMA Piracaia, o antigo e tradicional cinema municipal. A grande reforma faz parte da criação do Polo Audiovisual do Velho Oeste, um grandioso projeto anunciado em dezembro de 2019, que vai transformar a cidade e toda a região em um polo de produção de filmes, gerando uma indústria do audiovisual, potencializando a economia local.
As obras iniciadas incluem a parte de reforma do prédio, que envolve a alvenaria, hidráulica, elétrica e acessibilidade. Além disso, o projeto de revestimentos acústicos e do equipamento de som e imagem está em fase de elaboração e deverá entrar em execução nos próximos dias, em paralelo à reforma do prédio. Todo o valor do projeto é viabilizado pela FEMA, conforme aprovado pelo Conselho de Curadores da instituição.
Para Arildo Almeida, presidente da FEMA e o grande idealizador de toda essa transformação, a criação do Polo Audiovisual do Velho Oeste é um marco na cultura de Assis e região. “Nós, enquanto instituição pública de ensino, queremos estar presentes nas grandes mudanças da cidade, como já estamos na área social e da saúde. Agora, chegamos também na área da cultura. E não estamos falando apenas de arte, mas também de desenvolvimento econômico. Da mesma forma que existem investimentos em um polo industrial, por exemplo, nós estamos criando um polo audiovisual, que trará renda para a cidade e formará um novo mercado, com profissionais capacitados e formados aqui em Assis”, fala Arildo.
O cine FEMA Piracaia é um dos poucos cinemas de rua que ainda existem. A FEMA, como uma instituição pública municipal que atua na educação, acredita que também deve estar presente nos movimentos culturais da cidade, fomentando a atividade do audiovisual em Assis e região, principalmente porque tem o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e o de Fotografia, além de duas emissoras, uma de rádio e uma de TV.
A reinauguração do Cine FEMA Piracaia deverá acontecer após a finalização das duas etapas da reforma – a infra-estrutura do prédio e de equipamentos de som e imagem – no começo do segundo semestre de 2020. Aí então, o Cine FEMA Piracaia terá uma programação regular e acessível à comunidade com exibição de obras que não chegam à região e também uma programação escolar.
Empresário, que efetuou disparos em bar, deve se apresentar à polícia
Filme gravado na periferia de Assis é selecionado para Festival Internacional de Curtas de SP
Curso de Modelagem de Camisetas, Polos e Agasalhos será realizado em Assis
Fundo Social e SEBRAE abrem inscrições para o curso de ‘Modelos de Blusas Femininas’
Assis realiza o 11° Festival de Música de Inverno ‘MUSICASSIS’