[dropcap]O[/dropcap] Projeto Eco.ValeVerde, do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP, é responsável pelo recebimento e destinação, ambientalmente correta de resíduos eletroeletrônicos obsoletos, pilhas e baterias usadas e de pneumáticos inservíveis dos 29 Municípios Consorciados.
Nesta semana, no dia 26, um único carregamento destinou pouco mais de 2 toneladas de resíduos de pilhas e baterias, que seguirão para destinação ambientalmente correta, a custo zero para a população dos Municípios do Civap.
Os resíduos destinados pelo Projeto seguem para empresas devidamente licenciadas, o que garante a destinação adequada à estes resíduos, evitando a poluição do meio ambiente, e certificando a responsabilidade da destinação destes materiais.
A ação do Projeto, ainda evita o deposito dos resíduos em terrenos baldios, expostos ao tempo e contaminando o solo e a água.
Em 2017 o Eco.ValeVerde destinou 182 toneladas e resíduos eletroeletrônicos, 429 toneladas de pneus inservíveis e aproximadamente 2.5 toneladas e pilhas e baterias. Recentemente o Projeto também iniciou a destinação de lâmpadas, outro grande desafio ambiental dos Municípios na atualidade.
O CIVAP tem investido em projetos ambientais, promovendo soluções regionais e ao mesmo tempo desenvolvimento sustentável e com respeito ao meio ambiente. Além do Eco.ValeVerde, o Civap também matem o Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil – PROBEN/RCC que, por meio de uma usina de trituração móvel, tem proporcionado a reutilização e destinação correta para restos de construções, considerado um dos grandes problemas das administrações públicas municipais de todo o país.
O Eco.ValeVerde está localizado na rua Rua São Paulo, 1.036 – Vila Xavier (próximo ao campo da Ferroviária) – Assis/SP. A entrega de resíduos pode ser realizada de 2ª a 6ª feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. Celulares, acessórios, pilhas e baterias inservíveis também podem ser entregues nos pontos descentralizados de descarte: 32º Batalhão da Polícia Militar do Interior – BPM/I (Travessa Brasil, 275 – Vila Fiuza), o 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo 2º SGB – Assis (Av. Antonio Zuardi, 1160 – Vila Cambuí), Unip (Rua Myrtes Spera Conceição – Conj. Nelson Marcondes) e Yakissobox (Rua Beijamin Constant, 111, Centro), Receita Federal (Rua Angelo Bertoncini, 270, Centro), Energisa (Rua Smith de Vasconcelos, 462, Centro) e Elétrica Forte (Rua J. V. da Cunha e Silva, 445, Centro).
Saiba mais sobre este e outros Projetos do CIVAP no site www.civap.com.br
Empresa conclui soltura de mais de 1 milhão de peixes no Rio Paranapanema
Defesa Civil de Assis apreende sete animais de grande porte em via pública
Número de animais silvestres socorridos aumenta em época de queimadas
Praça da ‘Concha Acústica’ recebe plantio de ipês amarelos
MP condena companhia de esgoto a pagar R$ 500 mil por danos ambientais em Assis