[dropcap]A[/dropcap] Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente lançou nesta segunda-feira (17), semana da Árvore, o programa Assis + Verde, com o objetivo de consolidar ações referentes a educação ambiental, paisagismo, arborização urbana, cuidados com praças e áreas verdes, recuperação e conservação de áreas degradadas, entre outras ações que já são desenvolvidas.
Entre os sub-programas, haverá capacitação de professores da Rede Municipal de Ensino, curso de monitoria de trilha, para exploração do Ecolago, arborização urbana, aplicando a legislação que dispõe sobre a obrigatoriedade do plantio de árvores nos imóveis do Município; recuperação gradativa de nascentes, com apoio da FEMA, que realiza o projeto de avaliação da qualidade da água das nascentes urbanas através de projeto de extensão com recursos do FEHIDRO.
Também pode ser elencada a parceria com a UNESP para a produção de mudas nativas para recuperação de áreas degradadas; e o fortalecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente; entre outras parcerias.
“Nós estamos na Semana da Árvore e mediante a grande importância e aceitação do programa Assis + Limpa, nós criamos agora o programa Assis + Verde, com objetivos que visam implantar melhorias na cidade. Um programa complementa o outro e teremos ações efetivas em nossa cidade que garantam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, e consequentemente uma qualidade de vida melhor aos nossos munícipes”, diz Fábio Nossak, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O prefeito José Fernandes considera que programas como esses devem ser amplamente trabalhados em parceria com a população para garantir seu sucesso. “O programa Assis + Limpa já é considerado um sucesso porque contamos com o apoio da população, e ao longo desses 6 meses de ações nós já percebemos muitas mudanças na nossa cidade assim como mudança de comportamento da população. Agora, implantamos o programa Assis + Verde e contamos com a participação efetiva da nossa comunidade”, considera o prefeito.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ainda tem como proposta estabelecer parcerias com ONGs, instituições de ensino e pesquisas, empresários. Além disso, também há a possibilidade de adoção de áreas verdes e praças para projetos de desenvolvimento de novas tecnologias, considerando a legalidade de atuação da Prefeitura.

Cronograma de ações:
Nesta terça-feira, 18, será realizada a implantação do Espaço Árvore, na EMEI Lucas Tomas Menk. Na quarta-feira, 19, haverá capacitação a professores da Rede Municipal de Ensino, com o tema Arborização Urbana – Programa Município Verde Azul e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Já na quarta-feira, 19, será realizada no CCI e CDI uma roda de conversa Árvore e a Cidade – Importância da Arborização Urbana. No dia 21, será abordada, através de bate-papo, em Pomar Urbano Comunitário, sobre a importância da Área de Preservação Permanente para as nascentes e córregos no Parque Colinas. No dia 22 será realizado plantio e bate-papo sobre a importância das APP para o bairro Santa Clara.

Empresa conclui soltura de mais de 1 milhão de peixes no Rio Paranapanema
Defesa Civil de Assis apreende sete animais de grande porte em via pública
Número de animais silvestres socorridos aumenta em época de queimadas
Praça da ‘Concha Acústica’ recebe plantio de ipês amarelos
MP condena companhia de esgoto a pagar R$ 500 mil por danos ambientais em Assis