[dropcap]A[/dropcap] Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente acirrou nos últimos meses a fiscalização contra o descarte irregular de lixo e entulhos na cidade, inclusive aqueles despejados em áreas de preservação ambiental.
De acordo com o secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nossacki, mesmo sabendo que o despejo é considerado crime ambiental, muitos moradores ainda realizam o descarte em locais que julgam viáveis por serem de fácil acesso, nesses casos, sempre em pontos que agridam o Meio Ambiente e a natureza.
“Estamos numa força tarefa para conscientizar os moradores quanto à importância do despejo correto desses materiais, fiscalizando semanalmente os pontos de preservação ambiental e que têm sido alvo de muitos carroceiros no processo de descarte irregular”, lembra Fábio.
Ele salienta que na semana passada mais uma área verde foi limpa pela Prefeitura, e uma grande quantidade de lixo e entulho foram retirados do local.
“A população não pode se acostumar que morador jogou, sujou a Prefeitura vem e limpa. Esse cenário precisa mudar e os moradores se conscientizarem da importância em se cuidar do Meio Ambiente e realizar o descarte correto, o qual pode ser feito no Aterro de Inertes localizado no Distrito Industrial”, fala o secretário.
Segundo ele, com base na Lei Municipal nº. 3739 de Outubro 1998 e o Decreto nº 3.428, de novembro do mesmo ano, o descarte irregular pode gerar multas de até R$5 mil.
Em Assis, há cerca de 20 pontos consideráveis de preservação ambiental e em todos eles a Secretaria possui um mapeamento e mantém fiscalização acirrada para tentar coibir o despejo irregular desses materiais.
A população também pode ajudar denunciando na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no telefone 3324-9395.
Nos próximos dias, placas de proibição do descarte de lixos e entulhos e a conservação do local serão afixadas em cada área ambiental.
Empresa conclui soltura de mais de 1 milhão de peixes no Rio Paranapanema
Defesa Civil de Assis apreende sete animais de grande porte em via pública
Número de animais silvestres socorridos aumenta em época de queimadas
Praça da ‘Concha Acústica’ recebe plantio de ipês amarelos
MP condena companhia de esgoto a pagar R$ 500 mil por danos ambientais em Assis