
[dropcap]U[/dropcap]m grave acidente entre uma van escolar e um caminhão foi registrado na manhã desta terça-feira (28), em Dracena. Segundo as informações da Polícia Militar, uma adolescente, de 14 anos, morreu em decorrência dos ferimentos sofridos por causa da colisão.

De acordo com a PM, pela manhã a van escolar recolhia alunos para levar às escolas, quando pelo Conjunto Habitacional Emílio Zanata, na Rua Cezariano Scaliante, houve a colisão.
O motorista de 28 anos que conduzia o veículo escolar relatou, conforme a PM, “que foi desviar de um cachorro, perdeu o controle e bateu numa carreta bitrem estacionada”.
A adolescente Maria Clara Antoniazzi, que estava na frente como passageira da van, morreu.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima chegou a ser socorrida pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos.
O motorista não se feriu.
Registro oficial
De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil, o motorista da van escolar seguia pela Rua Cezariano Scaliante, no sentido Dracena-Jaciporã, quando, ao desviar de um cão, atingiu o veículo em um reboque que estava estacionado na via pública.
Com o fato, a adolescente, que ocupava o banco dianteiro ao lado do motorista, sofreu graves ferimentos e morreu.
Segundo o registro, no interior da van também havia um jovem de 16 anos, que é deficiente intelectual e que sofreu lesões de gravidade não informada, e outra estudante, que não foi qualificada no documento, pois não sofreu ferimentos.
“Na força do embate, o veículo reboque foi arrastado por cerca de 90 centímetros. O reboque estava sem o ‘cavalo-trator’ e estacionado na contramão de direção”, diz o Boletim de Ocorrência.
O condutor da van escolar foi autuado em flagrante e, em razão da ação qualificadora, a autoridade policial não arbitrou fiança. Ele tambpem foi submetido ao teste do bafômetro, que constou negativo para ingestão de bebida alcóolica.
A van escolar foi apreendida para ser submetida ao exame do tacógrafo.
O caso foi registrado na Polícia Civil como homicídio culposo e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor.


Prisão
Segundo informações do delegado Feres Cury Karan, da Polícia Civil, o motorista foi preso e autuado em flagrante por homicídio culposo na direção de veículo automotor. Além disso, a natureza do caso possui qualificadoras, pois o homem estava no exercício da profissão.
“Quem faz transporte escolar deve ter a atenção redobrada enquanto dirige”, disse a autoridade policial ao G1.
De acordo com o delegado, não foi arbitrada fiança neste caso porque a eventual pena ultrapassa quatro anos de prisão. O motorista, ainda conforme Karan, será apresentado em audiência de custódia na Justiça nesta quarta-feira (29).
‘Todos estamos chocados’
A diretora da Escola Estadual Nove de Julho, Lúcia de Fátima, disse ao G1 que a vítima era estudante do 9º ano e que, diante da fatalidade, os professores conversam com os alunos na unidade de ensino.
Além disso, os pais que possuem disponibilidade estão buscando os filhos na escola.
“Todos estamos chocados com o que aconteceu. Permanecemos em momento de diálogo e muita oração”, disse a diretora ao G1.

Particular
A Prefeitura de Dracena informou ao G1 que a van envolvida no acidente é de uma empresa particular, sem qualquer vínculo com o transporte público de estudantes.
“A Prefeitura de Dracena acompanha de perto os fatos e se coloca à disposição para eventual fornecimento de informações”, salientou o Poder Executivo ao G1.
Além disso, o Executivo explicou ao G1 que o semirreboque de bitrem atingido pela van não atende a situação de veículo em estado de abandono, o que seria eventualmente de atribuição da Prefeitura.
Por fim, a Prefeitura de Dracena ponderou ao G1 que não entrará nos termos do acidente, se passou ou não um cachorro na via. No entanto, as orientações para a população que encontrar um animal abandonado em via pública são para ligar no Centro de Controle de Zoonoses, através do telefone (18) 3822-7570, e fazer a denúncia para o recolhimento.


Policiais militares ajudam gestante em trabalho de parto a dar à luz em casa
Polícia prende idoso suspeito de sequestrar e molestar duas crianças em Bauru
Homem que matou ex-namorada a facadas dentro de carro premeditou crime: ‘Ficou à espreita dela’, diz delegada
Passageira de ônibus é presa após fiscalização policial encontrar 21 pacotes de skank em mochila
Idosa morre após ser atropelada duas vezes em rodovia de Echaporã