Uma fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizada na quinta-feira (26) constatou diversos problemas no transporte escolar de alunos da rede pública. Na região Centro-Oeste Paulista, veículos em péssimo estado foram flagrados em Echaporã, Florínea e Guaimbê (SP).
A ação do TCE foi realizada em 269 escolas em todo o estado. Os dados da última fiscalização, em março, já haviam mencionado os problemas em Guaimbê. Na época, a pesquisa apontou que quase metade dos estudantes (48,13%) estava circulando sem cinto de segurança e que 16,16% dos veículos inspecionados não possuía o equipamento em boas condições de uso.


Além disso, também foram registrados casos de superlotação de passageiros, e a presença de alunos sendo transportados em pé.
O prefeito de Guaimbê, Albertino Brandão, disse que o ônibus citado em péssimo estado não é usado com frequência, apenas quando o outro veículo está na revisão.
Ele também admite que o ônibus tem problemas e que está com 24 anos de uso. Sobre a fiscalização de março, o prefeito informou que o veículo já passou por reformas.
A secretária de Educação de Florínea, Zenaide Leme, também disse que a prefeitura acompanhou a fiscalização que encontrou problemas pontuais em apenas um dos cinco ônibus que fazem o transporte de alunos da zona rural.
Ela informou, ainda, que a meta é resolver a situação até outubro. Sobre os problemas registrados em março, como a falta de cinto de segurança e pneus carecas, disse que eles já foram resolvidos e aprovados pelo TCE.
A TV TEM tentou entrar em contato com a prefeitura de Echaporã, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Idoso morre atropelado por caminhão após carro apresentar problema
Motorista e bois morrem carbonizados após colisão entre caminhões em Igaraçu do Tietê
Confusão entre policiais e moradores termina com 3 presos e cachorro morto a tiros