[dropcap]A[/dropcap] equipe médica da concessionária que administra a Rodovia SP-333 fez um parto de emergência na região de Marília (SP).
O procedimento foi realizado na unidade de Serviço de Atendimento ao Usuário no trecho entre os municípios de Florínea e Borborema no dia 27 de outubro, mas a ocorrência só foi divulgada nesta quarta-feira (7).
Kássia de Oliveira seguia de Guarantã para o hospital Gota de Leite, em Marília, onde seria atendida. Ela procurou o hospital da cidade depois de começar a sentir fortes dores durante a noite. Lá, a equipe decidiu encaminhá-la para o atendimento especializado do hospital de Marília.
“Durante o dia eu não senti muita dor, mas quando entrei no carro para ir a Marília a dor aumentou bastante”, explica Kássia.
Antes de chegar ao destino, a enfermeira que acompanhava Cássia alertou o motorista da ambulância sobre a possibilidade do parto ocorrer ali mesmo, na estrada.
O motorista decidiu buscar ajuda no serviço de atendimento ao usuário da concessionária. A médica Karina Vilariço que comanda equipe médica que presta serviço a concessionária disse que a mãe estava bastante calma e a criança já tinha começado a nascer.
“Foi um parto muito tranquilo. Nós terminamos de puxar o bebê e cortamos o cordão umbilical. Depois, com ele em minhas mãos, enrolei a criança em uma manta aluminizada, fizemos a aspiração e colocamos o clamp umbilical”, descreve Karina.
Todo o procedimento com a criança foi feito dentro da Unidade de Suporte Avançado da Concessionária. A unidade é uma UTI Móvel e possui os equipamentos necessários em situação de emergência até a remoção para o hospital.
“O atendimento médico em uma estrutura adequada para os primeiros atendimentos são muito importantes, pois o bebê pode nascer com muita dificuldade em respirar. Em uma situação de risco maior, poderíamos nos deparar com uma circular de cordão, que é quando o bebê nasce com o cordão umbilical enrolado no pescoço”, explica Karina.
O pequeno Natan Rafael veio ao mundo com 3,585 kg e 50 centímetros. Mãe e filho foram encaminhados posteriormente para o Hospital das Clínicas, de Marília. Eles retornaram na terça-feira, dia 30, para Guarantã.
“Gostei muito do jeito como me atenderam na rodovia, superpreocupados com o nenê”, finaliza a mãe.
Idoso morre atropelado por caminhão após carro apresentar problema
Motorista e bois morrem carbonizados após colisão entre caminhões em Igaraçu do Tietê
Confusão entre policiais e moradores termina com 3 presos e cachorro morto a tiros