O River Plate abriu as portas do Monumental Estadual após meses de renovação. E os trabalhos permitiram que a capacidade da equipe fosse aumentada para para 83.196 espectadorespara se tornar o maior estádio da América do Sul.
Até então, o maior palco do continente pertencia ao Universitario de Deportesque tinha uma capacidade de 80.093 pessoas.
Graças a esta capacidade, o Monumental de la U sediou os grandes clássicos do futebol peruano, a maioria das partidas das eliminatórias da CONMEBOL e, mais recentemente, a final da Copa Libertadores da América de 2019.
Mas agora a palavra monumental tem uma nova dimensão com o “Monumental de Buenos Aires”, que se tornou o maior estádio do continente após as reformas.

Renovação dos estádios do River Plate
Sob a estrutura “Your Place at the Monumental”, o trabalho abrangente será concluído em 2024. Tanto dentro quanto fora, o Monumental passou por várias mudanças que levaram o clube a ter o maior estádio da América do Sul.
Desde a pandemia, o clube havia iniciado uma reconstrução total do campo, onde foi colocada relva sintética misturada com grama natural.
Além disso, a pista de atletismo que separava o campo das arquibancadas foi desmontada. Novas estruturas foram construídas para aumentar a capacidade do estádio por mais de 10.000 espectadores.
As reformas vão desde as arquibancadas inferiores, aos novos assentos e bancadas atrás das metas, até um novo túnel único para a saída dos jogadores.
A fachada do estádio também está sendo embelezada, substituindo o velho vidro espelhado para que pareça seu melhor aspecto.

Os maiores estádios da América do Sul em 2022.
As novas instalações na ‘casa’ do clube ‘milionário’ deslocaram os Merengues no ranking, mas o Universitario continua sendo um dos mais importantes.
5 maiores estádios da América do Sul:
Estádio Monumental, Buenos Aires | 83.196 espectadores. |
Estádio Monumental, Lima | 80.093 espectadores. |
Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro | 78.838 espectadores. |
Estádio Nacional Mané Garrincha, Brasília | 72.788 espectadores. |
Estádio do Morumbi, São Paulo | 66.795 espectadores. |

Homenagem aos campeões do mundo no River Plate.
Além da reforma do estádio, os 83.198 espectadores que assistiram ao Monumental testemunharam outro momento emocionante: a homenagem especial aos campeões mundiais, com uma série de faixas penduradas no Sivori Alta, no período que antecedeu a partida contra o Argentina Jrs.
Estavam presentes todos os jogadores da seleção argentina que jogavam River: Franco Armani, Gonzalo Montiel, Germán Pezzella, Guido Rodríguez, Enzo Fernández, Exequiel Palacios e Julián Álvarez.
Lionel Messi também teve um lugar especial em homenagem, apesar do fato de que os 10 nunca chegaram a jogar pelo River.
