Campeão Português da última temporada, o lateral direito Gilberto foi contratado pelo Bahia para assumir uma vaga de titular na equipe. Apesar de haver outros clubes interessados, o jogador fez questão de ser contratado pela Equipe Baiana.
Ao longo dos anos, nos acostumamos a ver o Brasil enviar os seus maiores bens e talentos para fora. Foi assim na época da colônia, e tem sido assim no mundo do futebol. Na semana passada o presidente Lula fez uma afirmação contundente: “enviamos os nossos mais promissores talentos, com 16, 17 anos, e depois eles voltam já aposentados”, O que é uma verdade. No entanto, o Esporte Clube Bahia anunciou uma novidade que subverte essa regra: acabam de contratar Gilberto, o lateral-direito do clube português Benfica. Veja detalhes aqui.
Veja a postagem do Clube comemorando a aquisição:
Longa Negociação
O anúncio foi feito na manhã do último domingo, após uma longa negociação. Gilberto já está em Salvador, e tem um contrato que vai até o final de 2026. Segundo a assessoria do time, o próprio Gilberto tinha o clube como prioridade, embora houvesse outros clubes tão ou mais importantes na jogada.
Apesar do ‘sim’ do jogador ser o objetivo principal, foi necessário negociar com o Benfica os tópicos da contratação, sobretudo o valor: o clube português não queria vendê-lo por um valor menor do que 21 milhões de reais, mas o acordo terminou em R$ 15 milhões.
Lateral-Direito
Quando deixou o país, Gilberto era um dos principais jogadores da Série A, tendo passado por times como Botafogo (onde estreou), Vasco e Fluminense. Na Europa seguiu brilhando, chegando a disputar a Champions League e conquistando o título. Lá fora, além do Benfica, jogou pelas equipes italianas Fiorentina e Hellas Verona, para citar os principais.
No Benfica desde 2020, Gil jogou 106 partidas, marcando 8 gols e dando 7 assistências. Foi Campeão Português na última temporada em que jogou defendendo a equipe. Ele chega ao Bahia para assumir o posto de titular, na vaga de Vítor Jacaré, que vinha sendo improvisado como lateral direita, pelo técnico Renato Paiva.
Agora, na terra do Acarajé com Dendê, o carioca Gilberto Moraes Junior de 30 anos, promete somar forças com o time baiano, e seguir escrevendo a sua trajetória brilhante num dos clubes mais populares do nordeste brasileiro.
Tudo sobre o EC Bahia no Twitter Oficial do Clube:
Tweets by ecbahia