As Yaras, equipe nacional feminina de Rugby XV, fizeram história neste sábado, 29 de junho. Pela primeira vez na vida, o Brasil garantiu sua participação na Copa do Mundo da modalidade depois de vencer a Colômbia por 34 a 13 em Assunção, Paraguai.
A vitória não só nos levou à vaga no torneio de 2025 na Inglaterra, ela também chegou como um presente, exatamente no 20º aniversário da nossa equipe nacional. Para o presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Martín Jaco, essa conquista das Yaras é um acontecimento muito importante para a representatividade do esporte e das equipes femininas no país:
“Este feito comprova a força do rugby feminino brasileiro. A seleção de sevens está classificada para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e mantém-se entre as 12 melhores equipes do mundo há cinco anos, enquanto o XV conquista agora uma vaga inédita.”
Martín Jaco
Expectativas para 2025
A 10ª edição da Copa do Mundo de Rugby XV Feminino está marcada para agosto de 2025 e promete ser um evento épico, reunindo 16 das melhores seleções do mundo. Além do Brasil, potências como Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos já garantiram lugar no torneio. Outras três vagas serão disputadas na Liga Mundial em outubro de 2024, aumentando ainda mais a expectativa para esta competição imperdível.
Para as Yaras, essa classificação representa não só um sonho realizado, mas o resultado de um trabalho árduo e planejamento estratégico impecável. Eshyllen Coimbra, capitã da equipe, destacou a união e a dedicação nos treinos, afirmando que a equipe está pronta para representar o Brasil no palco mundial do Rugby feminino:
“Sabíamos que seria um jogo difícil, mas estávamos muito unidas para conquistar essa vitória. Treinamos intensamente o scrum nos últimos seis meses, inclusive com as seleções masculina adulta e juvenil, além de um time profissional feminino que temos.”
Eshyllen Coimbra
Reconhecimento Internacional
A conquista das Yaras coloca o Brasil no mapa do Rugby XV feminino mundial de forma inédita. Mariana Miné, chefe-executiva da Brasil Rugby, enfatizou o significado da classificação:
“A edição feminina de 2025 promete ser a maior da história para as mulheres, seguindo o crescimento e sucesso dos Mundiais femininos em todos os esportes. A Brasil Rugby trabalha incansavelmente o rugby feminino, da base ao topo, e essa conquista prova a grandeza das Yaras. Elas são inspiração para gerações de mulheres e fãs desse esporte.”
Mariana Miné
Perspectivas Futuras
Com a vaga garantida, as Yaras focam agora na preparação intensiva para a Copa do Mundo de 2025, onde enfrentarão desafios de alto nível. O treinador Emiliano Caffera falou sobre a importância das formações fixas no jogo:
“O sucesso no jogo passa pelas formações fixas, que foi o que mais nos dedicamos nos últimos meses, e agora para a Copa do Mundo teremos que trabalhar ainda mais.”
Emiliano Caffera
A participação do Brasil no evento mundial desse esporte de contato, celebra o momento presente das Yaras e abre novas portas para o futuro da modalidade no país, prometendo um capítulo histórico do esporte nacional.
Acompanhe notícias sobre o esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by brasilrugby