Passaporte carimbado: Yaras garantem estreia histórica na Copa do Mundo de Rugby XV 

As Yaras, equipe nacional feminina de Rugby XV, fizeram história neste sábado, 29 de junho. Pela primeira vez na vida, o Brasil garantiu sua participação na Copa do Mundo da modalidade depois de vencer a Colômbia por 34 a 13 em Assunção, Paraguai. 

A vitória não só nos levou à vaga no torneio de 2025 na Inglaterra, ela também chegou como um presente, exatamente no 20º aniversário da nossa equipe nacional. Para o presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), Martín Jaco, essa conquista das Yaras é um acontecimento muito importante para a representatividade do esporte e das equipes femininas no país: 

“Este feito comprova a força do rugby feminino brasileiro. A seleção de sevens está classificada para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e mantém-se entre as 12 melhores equipes do mundo há cinco anos, enquanto o XV conquista agora uma vaga inédita.” 

Martín Jaco

Expectativas para 2025 

A 10ª edição da Copa do Mundo de Rugby XV Feminino está marcada para agosto de 2025 e promete ser um evento épico, reunindo 16 das melhores seleções do mundo. Além do Brasil, potências como Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos já garantiram lugar no torneio. Outras três vagas serão disputadas na Liga Mundial em outubro de 2024, aumentando ainda mais a expectativa para esta competição imperdível

Para as Yaras, essa classificação representa não só um sonho realizado, mas o resultado de um trabalho árduo e planejamento estratégico impecável. Eshyllen Coimbra, capitã da equipe, destacou a união e a dedicação nos treinos, afirmando que a equipe está pronta para representar o Brasil no palco mundial do Rugby feminino: 

“Sabíamos que seria um jogo difícil, mas estávamos muito unidas para conquistar essa vitória. Treinamos intensamente o scrum nos últimos seis meses, inclusive com as seleções masculina adulta e juvenil, além de um time profissional feminino que temos.” 

Eshyllen Coimbra

Reconhecimento Internacional 

A conquista das Yaras coloca o Brasil no mapa do Rugby XV feminino mundial de forma inédita. Mariana Miné, chefe-executiva da Brasil Rugby, enfatizou o significado da classificação:  

“A edição feminina de 2025 promete ser a maior da história para as mulheres, seguindo o crescimento e sucesso dos Mundiais femininos em todos os esportes. A Brasil Rugby trabalha incansavelmente o rugby feminino, da base ao topo, e essa conquista prova a grandeza das Yaras. Elas são inspiração para gerações de mulheres e fãs desse esporte.” 

Mariana Miné

Perspectivas Futuras 

Com a vaga garantida, as Yaras focam agora na preparação intensiva para a Copa do Mundo de 2025, onde enfrentarão desafios de alto nível. O treinador Emiliano Caffera falou sobre a importância das formações fixas no jogo:  

“O sucesso no jogo passa pelas formações fixas, que foi o que mais nos dedicamos nos últimos meses, e agora para a Copa do Mundo teremos que trabalhar ainda mais.” 

Emiliano Caffera

A participação do Brasil no evento mundial desse esporte de contato, celebra o momento presente das Yaras e abre novas portas para o futuro da modalidade no país, prometendo um capítulo histórico do esporte nacional. 

Acompanhe notícias sobre o esporte no X (antigo Twitter):

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Brasil > Passaporte carimbado: Yaras garantem estreia histórica na Copa do Mundo de Rugby XV