Revitalização do Pacaembu: gramado sintético e melhorias estruturais a caminho

O Pacaembu está instalando um gramado sintético de R$ 6,5 milhões. A capacidade do estádio será de 26 mil para jogos e 40 mil para shows. A reinauguração ainda não tem data, mas a ideia é fazer um evento com os quatro grandes clubes paulistas.

O Estádio do Pacaembu está ganhando cara nova. A instalação de um gramado sintético, com investimento de R$ 6,5 milhões, está em andamento e a previsão é que o local volte a receber jogos de futebol em junho de 2024.

A grama artificial é produzida nos Estados Unidos e utiliza cortiça em sua composição, diferentemente do material utilizado no Allianz Parque, que gerou interdição no estádio do Palmeiras.

Vinicius Assumpção O vice-presidente do Botafogo, cujo estádio Nilton Sntos também tem gramado sintético, ironizou as críticas a esse tipo de gramado sintético em seu Twitter: “Ihhh, vai ter gente reclamando e esquecendo de falar dos atuais pastos no futebol brasileiro”.

Grama artificial

Segundo a Allegra Pacaembu, empresa que administra o local, a cortiça se adequa melhor às temperaturas da cidade e garante um retorno mais rápido da grama após ser amassada.

“A memória desse fio (de grama), quando ele é amassado, a volta é diferente de outros gramados. Ele tem tratamento e manutenção quase como um gramado natural. Nós regamos, passamos a máquina, removemos e trocamos a cortiça periodicamente. Hoje a gente pode dizer que, na linha do estádio do Botafogo, o Pacaembu é o próximo melhor gramado sintético no Brasil”, completou Bruno Souza, diretor da Allegra.

Complexo poliesportivo

O Pacaembu terá capacidade para cerca de 26 mil pessoas em jogos de futebol e 40 mil em shows. Além do futebol, a Allegra Pacaembu busca parcerias com confederações de outros esportes para utilização do complexo.

As instalações incluem quadras de tênis, ginásio, piscina e pista de atletismo. A liga de basquete feminina, por exemplo, pretende utilizar o local para abertura, encerramento e Jogo das Estrelas da liga.

Shows e muito mais

As obras no Pacaembu também incluem a instalação de novas cadeiras nas arquibancadas e a construção de um prédio multiuso no local onde ficava o Tobogã. O prédio terá um centro de convenções, um hotel com 87 quartos, um centro de medicina esportiva e restaurantes.

O primeiro evento previsto para o estádio é um show do cantor Roberto Carlos, em 19 de abril, para cerca de três mil pessoas no centro de convenções. O mesmo local receberá uma feira esportiva em maio.

A reinauguração do Pacaembu ainda não tem data definida, mas a intenção da Allegra Pacaembu é realizar um evento de futebol com os quatro grandes clubes do Estado de São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

Acompanhe notícias do Pacaembu no X (antigo Twitter):

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Brasil > Revitalização do Pacaembu: gramado sintético e melhorias estruturais a caminho