Breno Zamar, de 27 anos, perdeu 56 kg em pouco mais de um ano (Foto: Arquivo Pessoal)
Ao atingir 126 quilos, usar manequim de número 46 e assistir aos pais lutarem contra problemas de saúde, o jovem bacharel em direito, Breno Zamar decidiu que iria mudar a sua vida.
Cuiabano, Breno conta que começou a engordar aos 12 anos, após perder o pai, que teve uma parada cardíaca. Ele lembra, que para lidar com a dor do luto, começou a comer compulsivamente comidas de alto teor calórico, como salgadinhos, frituras e doces.
Com isso veio o excesso de peso, assim, o rapaz sofreu com falta de ar e dores nas pernas diariamente. Além disso, sua autoestima também ficou comprometida, pois, passou a ser vítima de bullying na escola e entre amigos por conta da obesidade.
“Até então, nunca tinha me envolvido com ninguém. Na verdade, eu não tinha autoestima, ela não era levada em consideração. Depois que passei a me cuidar, comecei a ver o mundo com outros olhos” conta.
A decisão por mudar o estilo de vida foi tomada após assistir a mãe lutar contra a diabetes e doenças cardíacas.
“Minha mãe faleceu devido a complicações de diabetes e coração. Decidi emagrecer quando assisti ao tratamento dela e vi que poderia herdar aquilo, caso não me cuidasse melhor”, afirmou.
Breno e a mãe, Maria Amélia Neves Alves, que faleceu por problemas cardíacos (Foto: Arquivo Pessoal/Breno Zamar)
Breno chegou a cogitar uma bariátrica, mas logo desistiu, por medo a cirurgias e também porque existe a possibilidade de emagrecer de forma natural, sem procedimentos e medicamentos.
“Eu queria muito fazer bariátrica, então viemos para Cuiabá. Aí o médico disse: ‘Você vai ter que engordar para fazer a bariátrica’. Ele comentou também sobre a recuperação da cirurgia, coisa que sou muito medroso”, comenta.
O rapaz, então, passou a regular a alimentação e a fazer exercícios físicos. Ele ressaltou que, durante o processo de emagrecimento, não utilizou nenhum medicamento inibidor de apetite e não passou por procedimentos cirúrgicos.
“No início, cortei doces e frituras, comia
muita verdura, e passei a não tomar
mais refrigerante. Eu também não saía
mais com os meus amigos para não extrapolar
na alimentação. Agora, eu tenho a minha
mente controlada e consigo sair normalmente.
Hoje, por exemplo, eu como de tudo moderadamente, até mesmo doces, e no
outro dia faço exercícios para queimar as
calorias”, relatou.
Hoje, com 86 kg e exames médicos normais, Breno compartilha sua história de vida e dicas motivacionais e saudáveis para mais de 45 mil seguidores no Instagram – e tenta quebrar o estigma de que dieta e exercícios são caros.
Apesar de já ter chegado longe, Breno ainda quer mais.
“Ainda estou na luta para emagrecer um pouco mais, e ganhar mais massa magra, a luta é diária. Um dia de cada vez, porém o resultado vem, basta querer e se dedicar”, finaliza.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Janeiro 2026