O Boca Juniors tem a chance de garantir sua vaga nas oitavas de final da Libertadores contra o Colo Colo. A partida na Bombonera decidirá o futuro de ambas as equipes nesta competição. A equipe xeneize tem tudo para vencer essa partida e se classificar.
O árbitro nomeado para Boca Juniors x Colo é Anderson Daronco, um brasileiro com muita experiência na Copa Libertadores. Daronco, 42 anos, é um árbitro contínuo no Série A do Brasileirão.
O carioca já treinou o Colo Colo nesta Libertadores. Contra o Monagas, quando o Cacique derrotou a equipe venezuelana por 1 a 0, Daronco esteve no comando durante os 90 minutos. Portanto, ele não é um profissional inexperiente nesse tipo de partida.
Como está o desempenho de Daronco?
Anderson é conhecido principalmente por ter um dos físicos mais imponentes no mundo da arbitragem. O brasileiro é temido pelas equipes que gerencia, apenas por causa de sua aparência.
Há tanta virilidade em seu físico! O árbitro deu declarações no final de 2022 pelo mesmo motivo. “Não gosto de exibir meu físico para obter respeito. O respeito vem da maneira como trato os jogadores e do nível de correção nas decisões que tomo”.
O árbitro nasceu em 5 de janeiro de 1985 em Santa Maria, Brasil. Em 2014, ele foi reconhecido por melhor árbitro do Brasil e, em 2017, começou a ‘fazer justiça’ na Libertadores. Ele também apitou sete partidas das eliminatórias sul-americanas.
O jornal The Sun destacou Daronco como o primeiro árbitro a interromper uma partida por insultos homofóbicos. Em 2019, em uma partida entre São Paulo e Vasco da Gama, os cariocas interromperam o jogo da Série A por causa dos torcedores que insultaram um jogador do time visitante.
Boca Juniors x Colo Colo Colo: estatísticas do árbitro.
Primeiro, Daronco tem 24 jogos da Libertadores como árbitro principal. Nessas partidas, ele emitiu 103 cartões amarelos. É um juiz que adverte repetidamente os jogadores.
Por outro lado, nas eliminatórias sul-americanas, Anderson sete jogos no comando. Nessas partidas, mostrou 28 cartões amarelos, mas nenhuma expulsão.
Apesar de seu físico imponente, ele não é um árbitro que tem o hábito de emitir muitos cartões vermelhos.
Finalmente, no Série A brasileira, é o mais consistente em seu torneio, Daronco tem muita experiência. De fato, ele tem 2025 aparições, e um total de 885 cartões amarelos mostrados. Ele também conta com 24 cartões vermelhos consecutivos.