Esta vitória solidifica a posição do Fluminense como o terceiro time brasileiro a vencer a competição nos últimos cinco anos, enquanto o Boca Juniors se torna o segundo time argentino a perder uma final para um clube brasileiro nas últimas cinco edições do torneio, destacando o domínio carioca na competição.
O Fluminense venceu o Boca Juniors na final da Copa Libertadores por 2 a 1, em uma partida que foi decidida na prorrogação. O time brasileiro venceu com um gol no primeiro tempo extra, enquanto os argentinos buscaram o empate até o final no Maracanã.
O primeiro tempo foi equilibrado devido à intensidade imposta por ambas as equipes. O Boca Juniors teve as primeiras chances da partida, e o goleiro Fábio foi a estrela do espetáculo. O Flu se firmou no jogo após os primeiros 20 minutos e começou a gerar perigo na área do Boca.
Aos 36 minutos de jogo Germán Cano marcou o primeiro gol para os brasileiros. Uma grande jogada de Keno pelo lado direito foi concluída pelo atacante com um chute que Sergio Romero não conseguiu defender. A equipe de Fernando Diniz marcou quando estava em seu melhor momento na partida.
Segundo tempo distinto
O segundo tempo foi diferente para o Flu. A equipe de Almirón começou a ter o controle da bola e a controlar o meio de campo. Pol e Ezequiel Fernandez se destacaram e pressionaram o Boca em busca do gol de empate. Uma jogada isolada no segundo tempo poderia ter colocado o segundo gol do Fluminense na partida.
Aos 72 minutos, o chute de Advíncula empatou o placar. O peruano chegou com a bola na entrada da área e acertou um chute forte com o pé esquerdo para vencer o gol de Fábio. O Boca chegou ao gol por persistência e não por uma boa jogada.
Na prorrogação, o jogo se tornou um jogo de ida e volta. O jogo se tornou um vai e vem entre os dois times, enquanto o Boca tentava aproximar o Flu do seu próprio gol. Finalmente, outra grande jogada de Kano foi concluída por Kennedy, que marcou a diferença aos 100 minutos. Apesar da busca dos argentinos, o Fluminense conseguiu se segurar e levar a taça.
Fluminense amplia a sequência de vitórias
O Fluminense se tornou o terceiro time brasileiro nos últimos cinco anos a vencer a competição internacional. O Boca, por outro lado, é o segundo time argentino a perder uma final para um time brasileiro nas últimas cinco edições da competição. Os cariocas dominam o cenário sul-americano de ponta a ponta.
Em 2019, o Flamengo venceu a final contra o River Plate graças a Gabriel Barbosa. Até essa edição, as demais finais haviam sido entre equipes brasileiras. O Boca avançou para a semifinal depois de perder na edição de 2020 para o Palmeiras, que acabou se tornando campeão.
Por outro lado, o Flu conquistou o primeiro título da Libertadores de sua história. O time se junta a São Paulo, Palmeiras, Santos, Grêmio, Flamengo, Cruzeiro, Internacional, Vasco da Gama, Corinthians e Atlético Mineiro como clubes brasileiros que venceram o torneio. O domínio carioca na competição continua.
Acompanhe o Flu no X (antigo Twitter):
Tweets by FluminenseFC