
Na última semana ocorreram as inaugurações do SAMU Regional de Assis, sendo das bases, Centralizada de Assis e Descentralizadas nos municípios de Palmital, Tarumã e Paraguaçu Paulista.
Ao contrário do que se tem assistido no país, em que municípios tem desistido do SAMU, pelo alto custo do mesmo, a Região do Vale do Paranapanema comemora com a efetivação do serviço por meio da união de esforços dos administradores públicos e Prefeituras Consorciadas ao Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap.
O SAMU Regional de Assis é gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap Saúde. A área de abrangência dos serviços envolve doze municípios: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã.
Um dos destaques do SAMU Regional de Assis foi enfatizado pelo assessor do deputado Mauro Bragato, Oscar Gozzi, durante a cerimônia de inauguração da Base Centralizada de Assis, que lembrou, que o custo mês, por habitante, praticado por meio do gerenciamento do Civap Saúde, será um dos menores praticados no país, na gestão deste tipo de serviço.
O Serviço do SAMU é acionado por telefone, pelo número 192, que já está em funcionamento. Ao discar 192, o cidadão entra em contato com uma central de regulação que conta com profissionais de saúde treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. Estes profissionais definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso.
A equipe técnica responsável pelos atendimentos na base central em Assis e nas bases avançadas, localizadas nos municípios de Palmital, Tarumã e Paraguaçu Paulista é composta por médicos, enfermeiros, condutores de veículos, auxiliares administrativos, ajudantes de serviços, telefonistas, farmacêuticos e rádio-operadores. O objetivo da equipe é prestar atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O atendimento oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, promovendo ganho de tempo e diminuindo o tempo/resposta, o que é crucial em emergências.
Até o meio-dia de terça-feira, 17, pouco mais de uma semana após o início de suas atividades, o SAMU Regional já havia registrado 260 atendimentos. Número, que demonstra a importância do Serviço, para a região.
O presidente do Civap e prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana e a diretora executiva do Civap, Ida Franzoso de Souza, acompanharam todas as inaugurações confiantes que, o serviço cumprirá seu papel de agilizar e organizar os atendimentos de urgência, promovendo maior eficiência ao sistema de saúde regional, e melhorando significativamente a qualidade de vida e a saúde das comunidades regionais.
Os serviços prestados pelo SAMU, ainda serão integrados a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que está em fase final de organização. A efetivação de todos os serviços promoverá ao Vale do Paranapanema uma completa Rede de Atenção às Urgências, articulando e integrando os equipamentos de saúde, de maneira a ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde
Para saber mais sobre o Civap acesse www.civap.com.br ou visite o perfil do Consórcio na rede socialwww.facebook.com/civap.
Casos de varíola dos macacos chegam a 76 em todo o país
Covid-19: governo libera quarta dose para maiores de 40 anos
Ministério da Saúde confirma 8º caso de varíola dos macacos no país
Brasil registra 70 mortes e 40,1 mil casos em 24 horas
Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil é confirmado na cidade de São Paulo