
Na sessão da Câmara Municipal de Assis, segunda-feira, 26, os vereadores aprovaram o projeto de Lei de autoria do Executivo que permite a instalação do Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia). Por este convênio, a Prefeitura pagará o salário dos dois consultores que serão contratados pelo Sebrae através de uma seleção. O PAE é um convênio conjunto que envolve a Acia, o Sebrae-SP, Sincovama, Fema e a Prefeitura Municipal de Assis. O presidente da entidade, João Antônio Binato, destacou a aprovação do projeto dizendo que os empresários de Assis e região serão beneficiadas com esta medida.
Recentemente, foi definida a assinatura da ata de fechamento de comprometimento para implantação do Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) no município de Assis. O PAE funcionará na Acia que oferecerá toda a infraestrutura necessária, enquanto os dois agentes que trabalharão no órgão serão custeados pela Prefeitura Municipal.
Na oportunidade, a Prefeitura Municipal esteve representada pelo prefeito Ricardo Pinheiro e sua vice Lenilda Ramos do Santos; a Acia, pelo presidente João Antônio Binato e o diretor Name Sabeh; a Fema, pelo professor João Carlos da Silva; o Sindicato do Comércio Varejista do Município de Assis (Sincovama), pelo presidente Laércio Tobias e seu vice Carlos Binato; e o Sebrae-SP, regional de Marília, por Marcelo Augusto Montagnana, Cleonice Cardoso e Priscila Pinato.
A reunião teve como característica principal o fechamento das responsabilidades para elaboração do Termo de Compromisso que será assinada posteriormente pela diretoria do Sebrae-SP e os representantes legais das entidades parceiras, visando a instalação do PAE. O PAE é a descentralização dos serviços do Sebrae-SP, que tem como objetivo facilitar o acesso das MPEs e empreendedores aos produtos e serviços do órgão, por meio de parcerias locais solidárias a essa missão, fomentando o desenvolvimento das MPEs e empreendedores do Estado de São Paulo.
A instalação do PAE se dá por meio da formação de parcerias com entidades civis sem fins lucrativos, onde os objetivos do Sebrae-SP são compartilhados pelas instituições participantes, as quais estejam dispostas a investir recursos físicos, humanos e de custeio para viabilizarem esses serviços.
Ficou definido que a Prefeitura Municipal de Assis se responsabilizará pelo repasse dos salários dos dois agentes parceiros, no caso, a Acia. Esse repasse será através de uma lei aprovada pela Câmara Municipal de Assis, aprovada na sessão de segunda-feira. O salário desejável é de três salários mínimos mais os encargos para contratação.
A Acia entra com as instalações físicas do PAE como sala, mesas com cadeiras, computadores, impressoras, internet banda larga e linha telefônica, além da contratação dos dois agentes de desenvolvimento, via CLT.
Já a Fema ficará responsável por ceder salas de aulas e anfiteatros para treinamentos e capacitação dos empreendedores do município, assim como a disponibilidade de estagiários no auxílio aos agentes do PAE.
Finalmente, o Sincovama ficará responsável por ceder materiais de consumo e escritório, como folhas de sulfite, cartuchos de tinta, canetas, agendas, cadernos, galão de água e outros insumos que julgarem necessários para o bom funcionamento do PAE. E o Sebrae, regional de Marília, compromete-se a proceder à capacitação dos recursos humanos, a identidade visual e institucional do PAE e a disponibilidade de todos os seus produtos e serviços, tais como luminoso de comunicação visual, placa de inauguração, sistemas de informação, ambientação do escritório regional e repasse técnico aos agentes do PAE.
Os membros das entidades parceiras deverão constituir no prazo de 30 dias da assinatura do termo de compromisso, o Conselho Gestor será composto por um representante e suplente de cada entidade. O Conselho Gestor elaborará o regimento interno do PAE.
Comércio de Assis atende em horário especial com expectativa positiva para o Dia dos Pais
Comércio terá flexibilização de horário especial Dia dos Pais para evitar aglomerações
Atendimento ao público será de quatro horas por dia no comércio de Assis
Decreto autoriza reabertura de várias atividades em Cândido Mota