O presidente da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia), Nami Sabeh, está otimista quanto a expectativa do comércio varejista em 2013. Baseado em recente pesquisa apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fez estudos sobre a performance do setor em 2012, o dirigente acredita que o comércio em geral superará mais esta situação. “Neste ano temos todas as condições possível de termos um bom ano para o comércio”, disse o dirigente ao verificar a pesquisa realizada no período de janeiro a novembro de 2012, quando o comércio varejista registra alta de 8,9%, com crescimento de dois dígitos em atividades como móveis e eletrodomésticos (12,7%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (10,9%) e equipamentos para informática e comunicação (12,2%). “O ano passado foi um ano positivo”, constatou.
As demais atividades também registraram altas expressivas: combustíveis e lubrificantes (7,0%); hipermercados e supermercados (8,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,3%); livros e papelaria (5,2%); e vestuário e calçados (3,4%). “As políticas de incentivo por parte do Governo, junto ao comércio, ajudaram muito em diversos setores do comércio varejista”, admitiu o presidente da Acia ao lembrar das reduções de IPI para móveis, veículos e construção civil. “Não podemos esquecer do aumento da renda das famílias, da estabilidade do emprego de uma maneira geral e da maior disponibilidade de crédito que foram importantes neste ano que passou”, disse Sabeh.
No varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, a expansão nas vendas é de 8,4% de janeiro a novembro, com alta de 7,4% na atividade de veículos e de 8,1% em material de construção.
O bom desempenho da atividade de veículos é explicado pela redução de IPI, enquanto o setor de material de construção foi beneficiado tanto pela redução do imposto quanto pelo aumento de 38,1% na oferta de crédito habitacional em 12 meses até novembro, de acordo com dados do Banco Central. “Os preços caíram, também, quanto aos produtos como computadores, que beneficiou o setor de equipamentos de informática”, frisou o presidente da Acia.
Diante desta realidade apresentada pelo IBGE, Sabeh está confiante de que o ano de 2013 deve ser melhor, porém, com um comportamento diferente. “Muitos dos incentivos terminaram, mas o comerciante encontrará na criatividade e na ousadia, maneiras de superar este diferencial”, falou animado e confiante na performance do comércio nesta temporada. “O modelo de gestão será o diferencial em 2013, com mais planejamento, otimização de custos e maior envolvimento associativo”, prevê o presidente da Acia.
Comércio de Assis atende em horário especial com expectativa positiva para o Dia dos Pais
Comércio terá flexibilização de horário especial Dia dos Pais para evitar aglomerações
Atendimento ao público será de quatro horas por dia no comércio de Assis
Decreto autoriza reabertura de várias atividades em Cândido Mota