Desemprego entre idosos cresce 132% em dois anos

A taxa de desemprego entre os idosos aumentou 132% nos últimos dois anos. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, a falta de trabalho entre pessoas com mais de 60 anos passou de 2,05% no último trimestre de 2014 para 4,75% no segundo trimestre de 2016.

A deputada federal Mariana Carvalho, do PSDB de Rondônia, lamenta a quantidade de idosos sem emprego, e acredita que a situação é reflexo da má administração do governo anterior. “A gente começa a perceber que ainda vamos ter reflexos futuros de um governo que teve uma má gestão e não pensou nas pessoas, e principalmente, nos nossos idosos. E ainda mais que nessa faixa etária dos nossos idosos, é uma condição que eles têm de ter uma ocupação,  de ter uma oportunidade de continuar trabalhando. A gente fica muito frustrado com esse número, com esse aumento de 132% de desemprego na faixa dos idosos.

O pedreiro José Ribamar da Silva tem 64 anos de idade e, desde o mês de março, está sem trabalho. O último emprego foi em uma empresa de construção civil, que faliu e todos os funcionários foram demitidos. José Ribamar conta que, apesar das dificuldades, ainda tem esperança de melhorias na situação. “E bota difícil nisso. O negócio tá feio, mas seja o que Deus quiser, né? Tem que se virar no pouquinho que eu tenho, né? O que eu penso é que eu vou procurar alguma coisa, o que eu sei fazer. Porque com fé em Deus não vai ficar assim toda vida, né? Com esse mexe e vira na presidência deve melhorar alguma coisa.”

Os números do Ipea também mostram que a quantidade de pessoas trabalhando nessa faixa etária aumentou durante a recessão. Em 2014, eram 20,7 milhões de idosos com emprego no Brasil. Já em junho deste ano, o  número passou para 21,4 milhões de brasileiros com mais de 60 anos trabalhando. De Brasília, Luana Patriolino

 

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Janeiro 2026

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Editoriais > Economia > Desemprego entre idosos cresce 132% em dois anos