Sistema ajuda polícia e agricultores a combater o crime em Assis

As propriedades de Assis (SP), foram mapeadas em um cadastro eletrônico que facilita a ação da polícia. O sistema ganhou um nome criativo de GPS Caipira. A iniciativa do Conselho de Segurança do Município está melhorando a vida de quem mora no campo.

O policial recebe o chamado para chegar mais rápido ao local o cabo coloca o endereço no GPS, procedimento normal em praticamente todas as cidades do estado. Mas em Assis, o sistema tem cadastrado todas as propriedades rurais do município. Em menos de 15 minutos, a viatura já está no sítio. A iniciativa, pioneira no estado, partiu dos próprios agricultores que fazem parte do Conselho de Segurança da zona rural de Assis.

Já são mais de 800 sítios, chácaras e fazendas cadastradas no sistema. Para facilitar ainda mais a localização, os moradores também colocaram placas com o nome da propriedade, da estrada rural e o número do cadastro.

O sistema de georreferenciamento foi criado para melhorar o acesso das viaturas da Polícia Militar pelas estradas de terra e para facilitar a visualização das propriedades rurais pelo ar. Alguns moradores também colocaram placas com a identificação do sítio nos telhados de casas e barracões. Assim, até o helicóptero águia da PM pode se localizar rapidamente.

A tecnologia também trouxe outras vantagens para quem mora no campo. Enquanto o agricultor Edevaldo trabalha na roça, a agricultora Maria Luiza cuida da casa. Depois da implantação do sistema e das placas, ela pode fazer qualquer pedido por telefone que o entregador consegue chegar ao sítio.

Em Assis, há cerca de 500 quilômetros de estradas rurais.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Janeiro 2026

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Editoriais > Economia > Sistema ajuda polícia e agricultores a combater o crime em Assis