Aluno da FEMA que organizou “Zombie Walk” fala da relação do evento com seu “Tcc”

O evento realizado no último dia 29 teve grande adesão de público, entre crianças, jovens e adultos.

“Zombie Walk” é uma marcha pública de pessoas caracterizadas como zumbi que acontece em diversas cidades do mundo, elas percorrem um percurso pré-determinado, posando para fotos e interagindo com o público. O evento surgiu na Califórnia em 2001 e hoje acontece no mundo todo, tendo sido inclusive realizada em mais de 56 cidades do Brasil e em Assis.O evento realizado no último dia 29 teve grande adesão de público, entre crianças, jovens e adultos. Foram mais de 750 pessoas envolvidas ao “Zombie Walk” organizado pelo aluno Sergio Lucas do 4º ano de Publicidade e Propaganda da FEMA e que realiza seu trabalho de conclusão de curso sobre o tema.

Nesta semana Sergio Lucas e seu orientador Prof. Me. João Henrique dos Santos  avaliaram o evento e disseram da sua contribuição ao trabalho de curso desenvolvido pelo aluno. Sergio Lucas falou que seu “Tcc” trata da popularização do tema zumbi,  criatura fictícia que aparece nos livros e na cultura popular tipicamente como um morto reanimado. Segundo o aluno atualmente existe uma valorização da mídia ao zumbi, prova disto são as inúmeras campanhas publicitárias que utilizam o zumbi como personagem. Para Sergio, os zumbis estão no auge da sua popularidade.

Segundo ele o zumbi, que surgiu na literatura na mesma época que o lobisomem e o vampiro, até pouco tempo era uma figura pouco conhecida e pouco valorizada. Antigamente o zumbi era visto como um personagem de segundo plano, sendo utilizado em produções baratas e de qualidade inferior. Na primeira linha estavam os vampiros e os lobisomens que rapidamente ganharam as telas dos cinemas e a indústria do entretenimento.

Sergio Lucas durante a Zombie Walk (Foto: Divulgação)

Sergio citou ainda a contribuição à popularização do tema prestada pelo seriado The Walking Dead, uma série pós-apocalíptica norte-americana, desenvolvida por Frank Darabont e baseada na série de quadrinhos de mesmo nome por Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard. Hoje, segundo o aluno, o seriado é um fenômeno popular que em sua 1ª temporada já registrou mais de 4,5 milhões de audiência, batendo três recordes de audiência em canal fechado. Os quadrinhos, com a versão televisiva, também registrou um recorde de 400 mil cópias logo na 1ª tiragem.

Uma das grandes surpresas para Sergio na realização do evento foi à quantidade de famílias, mães e crianças participantes, os quais proporcionaram a marcha uma característica familiar, comprovando mais uma vez o que Sergio tem registrado em seu trabalho sobre a popularização do zumbi. “Esta convergência da mídia ao zumbi nos mostra como o tema evoluiu acompanhando os avanços da tecnologia e da sociedade”, disse Sergio.

Sobre a escolha do tema e a iniciativa do evento, Sergio contou que quando pequeno era fã de filmes de terror, e quando teve que escolher o tema do seu trabalho de conclusão de curso desejava algo diferenciado, assim acabou optando por tratar da popularização do zumbi. Para incentivar e orientar o trabalho, o aluno de publicidade e propaganda encontrou no Prof. Me. João Henrique um grande parceiro e colaborador. Ao contrario do que esperava, Sergio Lucas disse que o professor gostou do tema e apostou no sucesso do trabalho do mesmo. A realização do evento não estava programada, mas seguindo uma sugestão do irmão, Sergio decidiu atrelar aos seus conhecimentos teóricos um evento prático, que eficientemente comprovou a popularização do tema.

Sergio falou que não esperava tantas pessoas “foram apenas alguns dias de divulgação, a maior parte dela pelas redes sociais, que levaram quase mil pessoas para a marcha “Zombie Walk””, falou. Ele ainda disse que o evento já é um movimento mundial, cidades do mundo todo realizam o Zombie Walk, em Curitiba/PR, uma das marchas mais tradicionais no Brasil, registrou 4.000 mil pessoas na sua última edição.

Prof. Me. João Henrique e Sergio Lucas (Foto: Divulgação)

Para Sergio o tema zumbi hoje é uma tendência na mídia, seja nos quadrinhos, seriados de tv, música e o evento de Assis prova isto. Com o sucesso da 1ª edição no município, Sergio Lucas, já pensa no Zombie Walk 2013. “os participantes já estão me perguntando pelas redes sociais quando será a próxima edição do evento. Agradeço a todos que se contaminaram a ideia do zumbi e aderiram a Marcha.”, finalizou Sergio

Zumbi – é um ser humano dado como morto que, segundo a crença popular, foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos. Devido à ausência de oxigênio na tumba, os mortos vivos seriam reanimados com morte cerebral e permaneceriam em estado catatônico, criando insegurança, medo e comendo os vivos que capturam. A figura dos zumbis ganhou destaque num gênero de filme de terror, principalmente graças ao filme de 1968 “Night of the Living Dead” de George A. Romero.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA