Aluno do 6º ano conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de matemática: ‘Me dediquei muito’

© Aluno de escola de Ourinhos (SP) foi medalhista de ouro na olimpíada 'Canguru de Matemática' — Foto: Nilva Elena Borges/Arquivo pessoal

Um estudante de uma escola particular de Ourinhos (SP) conquistou a premiação máxima na olimpíada “Canguru de Matemática”, uma das mais conceituadas do mundo e que conta com pouco mais de seis milhões de participantes por ano.

O autor do feito é o aluno Nicolas Oliveira, de 11 anos e aluno do 6º ano do fundamental, que levou a medalha de ouro para casa após estar no seleto grupo de 1% dos melhores colocados da prova. Embora a premiação só tenha ocorrido neste mês de junho, as atividades foram realizadas no final do mês de março.

No momento, o orgulho da conquista vem acompanhado de uma sensação de dever cumprido após persistir por mais de um ano.

“No ano passado, eu consegui a medalha de prata na prova. Nessa edição, eu me dediquei muito, estudei bastante e conquistei a medalha de ouro”, conta Nicolas.

Presente em mais de 80 países, a olimpíada “Canguru da Matemática” conta com uma prova baseada em raciocínio lógico, sendo dividida em níveis, nos quais os mais de seis milhões de alunos espalhados pelo mundo testam o seu conhecimento na área.

“As provas estão divididas, sendo quatro para o ensino fundamental e duas para o ensino médio. Priorizamos muito o ensino fundamental l e ll, e a pontuação sai de acordo com o nível do aluno”, relata Nilva Elena Borges, diretora do colégio.

O concurso ocorre anualmente pelo mundo e é destinado aos alunos do 3º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.

Oito alunos foram premiados durante participação no concurso internacional de matemática — Foto: Nilva Elena Borges/Arquivo pessoal
Oito alunos foram premiados durante participação no concurso internacional de matemática — Foto: Nilva Elena Borges/Arquivo pessoa

‘Kangourou

A competição foi idealizada no início dos anos 80 por Peter O’Halloran, um professor de matemática em Sydney, na Austrália. À época, ele elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos simultaneamente.

Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”. Foi dessa forma que nasceu o concurso “Kangourou sans Frontières”, que hoje está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil.

Anualmente, um seleto grupo de professores discute o ensino da matemática e prepara as provas que serão aplicadas nos países participantes. A finalidade é promover a divulgação da matéria por todos os meios ao seu alcance e, com a realização do concurso, motivar milhares de alunos pelo mundo.

Na escola do interior de SP, outros sete estudantes também foram premiados, somando duas medalhas de prata, três medalhas de bronze e mais duas de honra ao mérito ao ouro de Nicolas, o que tende a estimular outros participantes.

“91 alunos aceitaram participar da prova. Ficamos muito felizes com as conquistas. Isso ajuda tanto nossos alunos quanto nossa equipe pedagógica”, pontua Nilva.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Janeiro 2026

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Editoriais > Educação > Aluno do 6º ano conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de matemática: ‘Me dediquei muito’