[dropcap]L[/dropcap]uís Gustavo Cavalheiro Silva, aluno do Curso de Graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras (FCL)da Unesp de Assis, foi premiado no Concurso de Fotografia de Estudantes de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) 2017 (Sustainable Development Goals (SDGs) Student Photo Contest 2017), promovido pelo Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC) em Tóquio/Japão. Ele recebeu o Grand Prize (Foreign Minister’s Award), que é uma premiação da ONU sobre objetivos de desenvolvimento sustentável.
O estudante é bolsista do Projeto de Extensão “Arqueologia Urbana e a Construção do Conhecimento Histórico: Trajetória e percepções da COOCASSIS”, projeto de extensão coordenado por Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi, diretor da Unidade, e cocoordenado pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Martinez. O projeto é executado pela Contemporânea, Empresa Júnior (EJ) de História da FCL.
Informações
A fotografia, intitulada “Mulher da COOCASSIS”, recebeu o primeiro lugar no concurso sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em parceria com o Centro de Informações das Nações Unidas e com a Universidade de Sophia.

Participaram do concurso universitários de aproximadamente 50 países. Diretor de Marketing da Empre Júnior e fotógrafo, Luís Gustavo Cavalheiro, recebeu em Tóquio (Japão) a honraria, representando a EJ.
A fotografia faz parte da exposição “Mulheres da COOCASSIS”, também organizada pela EJ e exibida durante o evento “IV Historiadoras do Século XXI: Mulheres na Historiografia” em agosto deste ano.
O evento trouxe para dentro da Academia diversas mulheres que proporcionaram discussões extremamente produtivas para a construção do conhecimento histórico e senso crítico. Dentre estas, duas coletoras de recicláveis se fizeram presentes, Dona Sônia e Dona Vilma, que puderam dar voz à uma parcela marginalizada de nossa sociedade dentro de um espaço elitizado que, ironicamente, é a universidade pública.
Representando a Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Assis e Região; suas companheiras de trabalho e (por que não?) todas as mulheres silenciadas ou esquecidas pelos poderes públicos e pela própria comunidade, elas estiveram à frente de uma mesa-redonda onde puderam debater sobre cooperativismo; economia solidária; educação; violência doméstica; política.
A parceria entre Contemporânea e a Cooperativa do município de Assis existe há 2 (dois) anos, com o projeto “Arqueologia Urbana e COOCASSIS”, uma iniciativa que busca trabalhar conceitos históricos e arqueológicos dentro de um ambiente de trabalho cotidiano, passando pela construção do conhecimento crítico, ao passo em que as/os cooperadas/os nos ensinam sobre sustentabilidade, reciclagem, realidade de trabalho, entre outros.
A iniciativa chama a atenção para a necessidade de realizarmos o descarte de recicláveis. A COOCASSIS configura-se como um meio digno de trabalho, que proporciona renda para centenas de famílias de cooperadas e cooperados de Assis e região. Desta forma, a Contemporânea reforça: separe seus descartes. O que para você pode ser lixo, na verdade é renda para outros.
A COOCASSIS cobre 100% do município de Assis, para saber o dia que o caminhão ou carrinho passa em seu bairro basta acessar seu site.
Ao descartar de maneira consciente você está ajudando famílias, o meio-ambiente e o seu próprio futuro, afinal o planeta é de todas e todos.
A COOCASIS agradece ao Diretor de Marketing, Luís; à Dona Sônia e Dona Vilma; e a Paula, a cooperada que olha para sua garrafa PET de maneira concentrada, sem nem perceber o click.


EMEI Pequeno Polegar realiza exposição do meio ambiente
Aluno do 6º ano conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de matemática: ‘Me dediquei muito’
Capacita Gov.br oferece cursos gratuitos de transformação digital
Inscrições para o Enem 2022 começam hoje
Estudante já pode entrar com recurso contra isenção do Enem negada