
rurais (Foto: Reprodução/TV TEM)
Uma iniciativa de agricultores de Assis (SP) tornou mais fácil encontrar o “caminho da roça”. Através de um sistema de GPS, todas as propriedades e estradas rurais da região foram cadastradas em um sistema de georeferência e as informações disponibilizadas na internet.
O município de Assis tem mais de 500 quilômetros de estradas rurais e a iniciativa pioneira partiu dos próprios agricultores. São mais de 800 sítios, chácaras e fazendas cadastradas no “GPS caipira”. Para fazer parte do programa de georreferênciamento, cada produtor gastou R$ 100, que é o custo das placas que são colocadas na frente das propriedades.
De acordo com o presidente do Conseg Rural Rubens Hernandes, as áreas rurais da cidade estão se desmembrando e várias propriedades rurais estão sendo criadas.
Moradores na região há mais de 30 anos, os produtores rurais Maria Luíza de Souza e Edevaldo de Souza se orgulham agora de ter um endereço. “Antes era complicado porque a gente tinha que passar árvores e rios para localização e isso dificultava o atendimento de emergência, por exemplo”, diz Edevaldo.
Alguns produtores colocaram placas com a identificação do sítio até nos telhados, o que segundo a polícia, facilita a localização mesmo do alto. “Alguns locais são de difícil acesso. Além disso, vários policiais que trabalham na zona rural são novos e não conhecem com precisão as propriedades. Portanto, esse GPS veio facilitar muito a velocidade de deslocamento da viatura para o local”, afirma o tenente coronel da PM, Marcelo Sanches.

Empresário, que efetuou disparos em bar, deve se apresentar à polícia
Filme gravado na periferia de Assis é selecionado para Festival Internacional de Curtas de SP
Curso de Modelagem de Camisetas, Polos e Agasalhos será realizado em Assis
Fundo Social e SEBRAE abrem inscrições para o curso de ‘Modelos de Blusas Femininas’
Assis realiza o 11° Festival de Música de Inverno ‘MUSICASSIS’