Alunos de Química da Fema conhecem Hidrelétrica de Itaipu

© Alunos de graduação em Química e pós-graduação em Química Ambiental da Fema visitaram a Hidrelétrica de Itaipu.

Alunos de graduação em Química e pós-graduação em Química Ambiental da Fema visitaram a Hidrelétrica de Itaipu.

No último dia 09, alunos do curso de Química e de pós-graduação em Química Ambiental da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema estiveram em Foz do Iguaçu para realizar uma visita técnica a Hidrelétrica de Itaipu.

Participaram da visita 42 alunos da Fema e segundo a coordenadora do curso de Química Profª Ms Gilcelene Bruzon alunos de graduação e pós –graduação puderam fazer uma visita panorâmica e também técnica na Usina. “Fizemos uma visita panorâmica, onde percebemos a grandeza da estrutura da Usina e pudemos também conhecer o interior dela”. Segundo ela, ao conhecer o funcionamento da usina os alunos entenderam que a água, com a ajuda da gravidade, movimenta algumas turbinas promovendo uma energia eletroestática e gerando energia elétrica e corrente elétrica. “Uma Engenheira ainda explicou como é realizada a transmissão da energia gerada para o Brasil todo e também sobre o aspecto binacional da Hidrelétrica, onde metade dos funcionários, metade da energia gerada fica entre os países Brasil e Paraguai”.

A Hidrelétrica de Itaipu é uma usina binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982. Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo.

Segundo a Coordenadora a visita foi extremamente importante para os alunos de pós-graduação em Química Ambiental da Fema, já que a energia gerada em hidrelétricas é considerada uma energia limpa, demonstrando esta possibilidade de preservação do meio ambiente. “Nesta visita os alunos perceberam que, para construir uma usina como esta são necessárias muitas ações ambientais e isso é muito importante para aqueles que estão se especializando em Química Ambiental”. Gilcelene ainda explicou que para os alunos de graduação a visita técnica à Itaipu também foi importante, pois mostrou um aspecto ambiental da profissão e também para que eles verificassem a importância da água, tanto para nós seres humanos e que somos compostos de agua, como para a geração de energia, que move praticamente tudo no mundo atual”. Outro aspecto importante segundo a Coordenadora e que foi aprendido pelos alunos durante a visita foi o conhecimento sobre as outras alternativas de geração de energia e as possibilidades de aproveitamento do meio ambiente na geração de energia.

A Itaipu é a maior usina de geração de energia elétrica do mundo e, com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, em 2012 foi responsável pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Neste ano, a geração somada passa de 33.550.328 de MWh, maior que o acumulado no mesmo período de 2012 (32.785.281). Para saber mais sobre a Hidrelétrica de Itaipu acesse www.itaipu.gov.br.

A Fema oferece o curso de licenciatura em Química e Bacharelado em Química Industrial. O licenciado pode atuar no ensino médio. O bacharel está apto a trabalhar em indústrias químicas, de alimentos, petroquímica e de derivados, entre outras, exercendo funções como: Químico Industrial, Químico Analista, Químico Ambiental, supervisor ou gerente de controle de qualidade e pesquisador para o desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação. A Fundação também oferece o curso de pós-graduação em Química Ambiental. Para saber mais sobre os cursos da Fema acesse fema.edu.br.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 09 de Janeiro 2026

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Editoriais > Cidade > Alunos de Química da Fema conhecem Hidrelétrica de Itaipu