Inverno no estado de SP será o mais rigoroso em três anos, diz Inmet

© A temperatura em Assis (SP) deverá ficar baixa durante toda semana (Foto: Reprodução)

A temperatura em Assis (SP) deverá ficar baixa durante toda semana (Foto: Reprodução)
A temperatura em Assis (SP) deverá ficar baixa durante toda semana (Foto: Reprodução)

O inverno começou às 19h30 de ontem, segunda-feira (20), com os termômetros marcando temperaturas mais baixas que nos últimos três anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo Marcelo Schneider, meteorologista do instituto, as temperaturas ficam mais baixas que a média histórica, cuja mínima é de 12,4 graus Celsius (ºC) e máxima de 22,2ºC em junho e julho; mínima de 13ºC e máxima de 24ºC em agosto, e mínima de 14ºC e máxima de 25ºC em setembro.

O meteorologista explica que houve declínio do fenômeno El Niño, que vinha bloqueando a entrada da frente fria pelo Sul do país. Com isso, a expectativa é de temperaturas em queda. “Tem ainda previsão da chegada do La Niña, com entrada de frente fria mais intensa em julho, e de massa de ar polar”, disse. Apesar do frio, o inverno deve ter intervalos com condições climáticas quentes e secas. “Terá altos e baixos”, afirmou Schneider.

As chuvas também serão mais intensas no inverno, a começar pelo resultado de junho, cuja precipitação acumulada foi de 203,9 milímetros (mm) até ontem (19), a mais alta desde 1943. A média para o mês é de 54 mm. A estimativa para o restante dos meses é de precipitação de 10% a 15% maior que as médias históricas, que são de 44 mm para julho, 37 mm para agosto e 76 mm para setembro.

Previsão do tempo
O dia de hoje (21) em Assis (SP) começou com bastante vento, com temperatura mínima de 11,9 graus Celsius. Ao longo do dia deverá haver muitas nuvens com curtos períodos de sol com pequena chance (inferior a 30%) de chuva a qualquer hora do dia. A máxima chega a 20ºC e a umidade do ar se mantém acima dos 90%.

A quarta-feira (22) terá céu com muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. Mínima de 11ºC e máxima de 19ºC.

Na quinta-feira (23) o céu fica com nuvens e curtos períodos de sol. A mínima fica em 10ºC e a máxima 22ºC. Já na sexta-feira (24) e no sábado (25) os dias ficam nublados e a temperatura não muda.

Já no domingo (26) haverá sol entre poucas nuvens com temperatura mínima de 12ºC e a máxima pode chegar aos 21ºC.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 30 de Dezembro 2025

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Editoriais > Cidade > Inverno no estado de SP será o mais rigoroso em três anos, diz Inmet