A Secretaria de Saúde de Assis está implantando um programa de acompanhamento às gestantes em todas as fases da gravidez para tentar reduzir os índices de mortalidade infantil. O projeto atenderá as gestantes e crianças de 0 a 5 anos, com os objetivos de promover atividades de educação para a saúde, aleitamento materno, orientação alimentar adequada para a idade, crescimento do desenvolvimento da criança, incentivar a identificação das crianças de risco, garantir altos índices de cobertura vacinal, diminui taxa de mortalidade infantil e diminuir incidência de sífilis congênita.

mães e bebês(Foto: Paula Casagrande/G1)
De acordo com a coordenadora de projetos da Saúde Municipal, Cristiani Silvério Bussinati, os dados da cidade mostram a necessidade da melhoria na qualidade da atenção.
“De 2008 pra cá o município de Assis teve uma taxa de mortalidade considerada um pouco alta. Pensando no estudo dos dados epidemiológicos, a gente pôde verificar que metade dessas mortes é por causas evitáveis, o que demonstra a necessidade de melhorar a qualidade, tanto na assistência pré-natal quando na assistência do acompanhamento e desenvolvimento dessas crianças”, informou.
Sobre o projeto, a coordenadora disse que o importante é iniciar o acompanhamento precocemente. “A Secretaria de Saúde está ofertando nas unidades básicas o teste rápido, onde a mulher pode estar procurando o profissional de saúde que nós dá a oportunidade de captar essa gestante precocemente para começar a assistência pré-natal. O projeto Germinar pensa na multiprofissionalidade, não no atendimento fragmentado. A meta é de ter, no mínimo, sete consultas de pré-natal, duas consultas com o dentista, um acompanhamento com um grupo multi profissional, que seria o fonoaudiólogo, psicólogo, educação física e enfermeiro para passar as informações à gestante nesse momento”, avisou.
Segundo a Secretaria de Saúde de Assis, os números da mortalidade infantil mostram que em 2008, onze bebês morreram e oito por causas evitáveis; 2009, quinze bebês morreram e sete por causas evitáveis; 2010, quinze bebês morreram e oito por causas evitáveis e, em 2011, nove bebês morreram e cinco por causas evitáveis. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (18) 3302-3300.
Empresário, que efetuou disparos em bar, deve se apresentar à polícia
Filme gravado na periferia de Assis é selecionado para Festival Internacional de Curtas de SP
Curso de Modelagem de Camisetas, Polos e Agasalhos será realizado em Assis
Fundo Social e SEBRAE abrem inscrições para o curso de ‘Modelos de Blusas Femininas’
Assis realiza o 11° Festival de Música de Inverno ‘MUSICASSIS’
para isso precisa treinar os atendimentos ,senão não vão conseguir nada,até no posto de saude central de assis ,precisa passar por reciclagem,o atendimento está péssimo para a atendente do dr°BURLIM.
estamos de olho.