Vereador requer informações sobre Licitação do Transporte Público

© Vereador requer informações sobre Licitação do Transporte Público

Vereador requer informações sobre Licitação do Transporte Público

O Vice Presidente da Câmara Municipal de Assis, vereador Valmir Dionizio – PSC – encaminhou um requerimento ao Prefeito Municipal , para que o mesmo informe a Câmara Municipal  os dados atuais sobre o Edital para Licitação da Concessão do Serviço Público de Transporte Coletivo por Ônibus e qual a data para publicação do Edital.

O vereador foi motivado pela morosidade que o assunto esta sendo tratado, e pelo o fato de que a Prefeitura de Assis, organizou uma audiência pública, usando o plenário da Câmara Municipal, como instrumento de atuação usada para colher subsídios para a instrução de procedimentos públicos e para que as partes interessadas, representantes da sociedade civil, expusessem suas posições sobre o Transporte Público Municipal.

Destaca-se que o contrato da Empresa concessionária atual está vencido desde 2012 e devido a importância e relevância do assunto, vem sido mantido pela atual administração, através de Decretos Municipais.

Com base nos estudos realizados, o Secretario de Governo eAdministração, apresentou a proposta do Edital ao público presente na audiência, entre eles dois vereadores ( Valmir Dionizio e Adriano Romagnoli), um (01) representante dos usuários, três representantes da atual empresa que presta o serviço em Assis – AVOA – e diversos membros do Executivo, incluindo o Secretário de Negócios Jurídicos  e o Presidente do PSDB local .

As maiores reclamações apresentadas foram relativas a qualidade do serviço desenvolvido pela atual empresa, tais como: a falta de “Pontos de ônibus dignos”, pois inexistem nos bairros, sendo que o contrato assinado em 2002, previa que os pontos deveriam ter sido construídos e deveriam possuir cobertura e bancos, e ainda deveriam ter painéis indicativas com itinerários e horários para informar os usuários. Reclamações sobre comportamentos de alguns motoristas foram elencadas, do tipo de “desrespeito aos usuários” em especial aos idosos, e ainda excesso de velocidade e falta de atenção e cuidados indispensáveis na condução dos veículos.

Outras reclamações foram pontuadas como por exemplo, quanto as condições de manutenção e limpeza do Terminal Urbano, os atrasos e a conservação e segurança dos ônibus da atual frota. Lembrando que de acordo com o novo Edital, os ônibus devem ser novos ou semi novos, com idade entre zero a oito anos, com média de cinco anos, devem obedecer a Legislação de Trânsito (CTB), Lei de acessibilidade e ainda a Concessionária deve atender a Legislação Municipal, onde prevê que os idosos acima de 60 anos tem gratuidade no transporte, sendo que a atual empresa (AVOA) não esta cumprindo com a Lei.

A Lei 8.666/93 regulamenta o processo licitatório e a Lei 8987/95 regulamenta as concessões e permissões de serviços públicos. E é à luz desses dispositivos  que se pretende  sustentar a exigibilidade de licitação  mesmo nos casos em que as empresas  de transporte coletivo operem em REGIME de permissão.

O Vereador Valmir Dionizio espera que os dados atuais sobre o Edital paraLicitação da Concessão do Serviço Público de Transporte Coletivo por Ônibus sejam enviados a Casa de Leis e a data da publicação do Edital seja anunciada ainda este mês, para que o serviço seja aprimorado com a licitação adequada a realidade atual, primando assim pela melhor qualidade de vida dos usuários da circular.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Janeiro 2026

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Editoriais > Cidade > Vereador requer informações sobre Licitação do Transporte Público