
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente alerta a população sobre queimadas na área urbana, seja de resíduos ou de lotes para limpeza. A ação é caracterizada como crime ambiental passivo de autuação de acordo com a Lei Municipal nº 4.609/2005, atualmente no valor de R$ 395,00.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que a autuação é lavrada diretamente, sem notificação prévia.
É de responsabilidade do proprietário do lote cuidar para não torná-lo propício de risco de queimadas, mesmo que por parte de terceiros, pois, quando não identificado o autor da infração, o proprietário do imóvel é responsabilizado, gerando a penalidade pecuniária.
Segundo levantamento realizado pelo assistente Técnico de Planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fábio Nossack, utilizando a base de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais – INPE, foram identificados 34 focos de incêndio entre setembro de 2016 e setembro de 2017 no Município de Assis.
É importante frisar também a questão dos problemas respiratórios que são agravados pela fumaça das queimadas urbanas, principalmente nos meses mais secos, de abril a setembro. Crianças e idosos são os que mais sofrem com problemas respiratórios decorrentes da baixa umidade do ar desta época e da fumaça das queimadas.
Para denúncias de queimadas, é necessário o contato com o Corpo de Bombeiros e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Empresa conclui soltura de mais de 1 milhão de peixes no Rio Paranapanema
Defesa Civil de Assis apreende sete animais de grande porte em via pública
Número de animais silvestres socorridos aumenta em época de queimadas
Praça da ‘Concha Acústica’ recebe plantio de ipês amarelos
MP condena companhia de esgoto a pagar R$ 500 mil por danos ambientais em Assis