
O Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap fechou neste mês o balanço anual de resíduos recebidos em 2016 no eco ponto do Projeto Eco.Vale Verde.

Em funcionamento desde 2009, o Projeto promove a destinação ambientalmente correta de toneladas de pneus inservíveis e resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias dos 24 Municípios Consorciados, resíduos que poderiam ficar expostos no tempo, em locais inadequados ameaçando a saúde pública ou utilizando espaço útil dos aterros sanitários ou controlados.
Os pneus e demais materiais recebidos no Eco.ValeVerde tem alta rotatividade, o que significa que eles permanecem por pouco tempo no ponto de recebimento. Quase que diariamente o Projeto recebe cargas com pneus vindos de toda a região e semanalmente estas cargas deixam o eco ponto seguindo para a destinação correta.
No verão, quando as campanhas contra a Dengue são intensificadas o número de cargas aumenta o que, apesar de gerar um maior fluxo de carregamentos no local, indica que os municípios, poder público e empresas privadas, estão conscientes do perigo de armazenar pneus inservíveis incorretamente e preocupados com a saúde da população.
Segundo o gerente de projetos do Civap, Vandeir Figueiredo, em 2016 foram recebidas e destinadas 46.300 unidades, que somam 290 toneladas de pneus (passeio, motos, bicicletas e carga). Também foram destinados 46 toneladas de resíduos eletroeletrônicos (2.000Kg) pilhas e baterias .
O Civap mantém outros Projetos que buscam garantir a qualidade do meio ambiente e a saúde pública das comunidades do Vale Paranapanema, um deles é o PROBEN-RCC – Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil que conta com uma usina móvel de trituração de entulho. Para saber mais sobre esse e outros projetos do Consórcio acesse www.civap.com.br.
Empresa conclui soltura de mais de 1 milhão de peixes no Rio Paranapanema
Defesa Civil de Assis apreende sete animais de grande porte em via pública
Número de animais silvestres socorridos aumenta em época de queimadas
Praça da ‘Concha Acústica’ recebe plantio de ipês amarelos
MP condena companhia de esgoto a pagar R$ 500 mil por danos ambientais em Assis