
O Corpo de Bombeiros de Assis (SP) tem atendido em média a três ocorrências diárias de ataques de abelhas, fato que tem gerado transtornos aos moradores da cidade. Além do perigo das picadas, em especial para pessoas alérgicas, muitas colmeias “aparecem” do dia para a noite em residências e em locais muitas vezes inesperados.
Um desses casos aconteceu no cemitério municipal, local escolhido por um enxame de abelhas para formar uma nova colmeia. A prefeitura espalhou cartazes pelo cemitério, orientando os frequentadores sobre a situação. Os bombeiros isolaram o local, interditaram algumas áreas, e pediram ajuda a um apicultor para fazer a retirada da colônia.
O fato pode ser considerado normal nesta época do ano, que antecede a primavera, e que é marcada pela florada de algumas árvores, muitas delas frutíferas. Isso favorece a migração das abelhas e a formação de novas colônias.
Segundo o gestor ambiental Aguinaldo Maria de Godoy esta intensa movimentação das abelhas é típica. Ele destaca, no entanto, que na maioria dos casos as abelhas estão apenas de passagem e que a orientação é manter a calma e chamar os bombeiros.

Homem captura segundo maior peixe de água doce e o devolve para o rio: ‘É preciso preservar’
Defesa Civil de Assis apreende sete animais de grande porte em via pública
Número de animais silvestres socorridos aumenta em época de queimadas
Redemoinho é flagrado em área rural de Tarumã; veja o vídeo
Caminhão carregado com cerveja tomba e carga fica espalhada em rodovia