[dropcap]A[/dropcap]penas nos dois primeiros meses deste ano já foram apreendidos na região quase 1,4 milhão de maços de cigarros transportados ilegalmente perlas estradas do Centro-Oeste Paulista.
O total representa um número bem maior que o volume apreendido no ano passado inteiro, quando foram retirados de circulação 1,18 milhão de maços. Segundo a Polícia Federal, a região é rota desde a fronteira até a capital, onde a maior parte dos carregamentos é distribuída.
A situação trouxe à Receita Federal um problema extra na administração das cargas apreendidas. As caixas estão empilhadas em todos os cantos de um depósito do órgão em Marília e os funcionários não dão conta do trabalho de destruição.
A estimativa da Receita é que o trabalho de destruição dure pelo menos quatro meses. Além dos cigarros apreendidos, o pátio que fica ao lado do depósito também está lotado de carreta e veículos apreendidos transportando as cargas.
“Se continuar nesse ritmo, teremos de intensificar as destruições. No ano passado conseguimos reduzir bastante o estoque, mas com esses últimos três meses têm sido atípicos, termos de mudar a estratégia de destruição”, explica Edenilson Nunes Freitas, delegado da Receita Federal em Marília.
Estratégias
Os contrabandistas têm usado diversas estratégias para tentar enganar as fiscalizações da Polícia Rodoviária. Em Ourinhos, um caminhão frigorífico carregava quase 2 mil caixas de cigarros.
Em Assis, uma ambulância levava mais de 145 caixas de cigarros que vinham do Paraguai. O curioso é que semanas antes o mesmo motorista havia sido preso em Paraguaçu Paulista com outra ambulância transportando 170 caixas de cigarros
“Existem quadrilhas, grupos organizados, verdadeiras organizações criminosas que controlam muitas vezes a produção, a distribuição, o transporte e a revenda desses produtos. E somos a rota logística natural do transporte da fronteira com o Paragui até a capital”, explica José Navas Júnior, delegado Polícia Federal.
Policiais militares ajudam gestante em trabalho de parto a dar à luz em casa
Idoso morre atropelado por caminhão após carro apresentar problema
Motorista e bois morrem carbonizados após colisão entre caminhões em Igaraçu do Tietê
Confusão entre policiais e moradores termina com 3 presos e cachorro morto a tiros