
A Prefeitura de Assis organizou uma audiência pública na tarde do dia 09, usando o plenário da Câmara Municipal. Audiência Publica é um instrumento de atuação usada para colher subsídios para a instrução de procedimentos públicos. O Prefeito Ricardo Pinheiro convocou uma audiência pública para que as partes interessadas, assim como representantes da sociedade civil, expusessem suas posições sobre o Transporte Público Municipal. Lembrando que o contrato da Empresa concessionária atual (AVOA) esta vencido desde 2012 e devido a importância e relevância do assunto, vem sido mantido através de Decretos Municipais.
Com base nos estudos realizados, o Secretario de Governo e Administração, Fernando Spinosa Mossini, apresentou a proposta do Edital ao público. Estiveram presentes: dois vereadores (Valmir Dionizio e Adriano Romagnoli), (01) um representante dos usuários, três representantes da atual empresa que presta o serviço em Assis – AVOA – e diversos membros do Executivo, incluindo o Secretário de Negócios Jurídicos Alexandre Constantino e Mauricio Dorta – Presidente do PSDB local .
Sargento Valmir apresentou diversas sugestões, inclusive entregou formalmente o resultado de pesquisas públicas realizadas através da urna do povo, no ano de 2013, com dados compilados pelo Ouvidor da CMA, Carlos Azevedo. o Edil trouxe a discussão sua opinião sobre a municipalização do serviço de transporte publico, inclusive tema de Requerimento de sua autoria enviado ao Prefeito Municipal, que a época não teve interesse, mas deixou em aberto a possibilidade de discutir o assunto, o que foi feito na Audiência.
As maiores reclamações apresentadas são relativas a qualidade do serviço desenvolvido pela atual empresa, tais como: a falta de “Pontos de ônibus dignos”, pois inexistem nos bairros, sendo que o contrato assinado em 2002, previa que os pontos deveriam ter sido construídos e deveriam possuir cobertura e bancos, e ainda deveriam ter painéis indicativas com itinerários e horários para informar os usuários. Reclamações sobre comportamentos de alguns motoristas foram elencadas, do tipo de “desrespeito aos usuários” em especial aos idosos, e ainda excesso de velocidade e falta de atenção e cuidados indispensáveis na condução dos veículos.
Reclamações foram pontuadas também quanto as condições de manutenção e limpeza do Terminal Urbano, os atrasos e a conservação e segurança dos ônibus da atual frota. Lembrando que de acordo com o novo Edital, os ônibus devem ser novos ou semi novos, com idade entre zero a oito anos, com média de cinco anos, devem obedecer a Legislação de Trânsito (CTB) Lei de acessibilidade e ainda a Concessionária deve atender a Legislação Municipal, onde prevê que os idosos acima de 60 anos tem gratuidade no transporte, sendo que a atual empresa (AVOA) não esta cumprindo com a Lei.
O Vereador Valmir Dionizio considera uma pena o horário agendado para a Audiência Publica ter sido justamente no dia 09 de Dezembro, quando o comércio local já esta atendendo das 09 as 22 horas, tirando qualquer possibilidade da população comparecer na Câmara Municipal, fato comprovado com a presença de um único cidadão assisense representando os usuários. Outro fato negativo para a Prefeitura Municipal, foi a precária e insuficiente divulgação dada ao assunto, limitando-se a publicar no Diário Oficial e nem no site Oficial da nossa cidade não apareceu nada divulgando!
O Vereador Adriano Romagnoli (PTB) sugeriu que a Prefeitura Municipal adote medidas de maior publicidade e transparência nas próximas Audiências, inclusive com transmissão ao vivo e serviço de captação de perguntas, sugestões, críticas e elogios via telefone, e-mail e demais recursos tecnológicos atuais, o que seria de grande valia para as partes envolvidas (povo e prefeitura)
E concluindo o Vereador do PSC afirma que “A Audiência sobre o Transporte Publico em Assis/SP, conflitou com o horário da reunião do Conselho Municipal da Saúde, fato esse que impossibilitou a presença de várias pessoas envolvidas no tema, uma vez que a reunião do Conselho tem sua agenda, com datas previamente programadas. Aguardaremos o Edital para a Licitação do Serviço de Transporte público urbano em nossa urbe com bastante ansiedade, pena que será somente em fevereiro de 2015”.
Câmara abre CPI dos combustíveis para investigar servidores da Prefeitura de Assis
CPI vai investigar supostas irregularidades na FEMA
Polícia faz novo pedido de prisão do padre investigado por atropelar homem suspeito de furtar igreja
Eleitor tem até hoje para emitir, transferir e regularizar título
Vereador acusa Prefeitura de Assis de ferir Direitos Humanos