
Foi aprovado na sessão Ordinária de ontem – dia 05 – o projeto de Lei 77/2013 que autoriza a Prefeitura de Assis a alienar, mediante doação cinco aparelhos Decibelímetros digital Minipa MSL 1325 – A – para a 1.ª Companhia da Policia Militar com a finalidade de aferição de níveis sonoros e efetuar a fiscalização referente a perturbação de sossego e os abusos cometidos com o som dos veículos na esfera de transito.
O vereador Valmir Dionizio – Sargento Valmir – agradece ao Prefeito Ricardo Pinheiro Santana, por ter atendido o Requerimento 325, no mês de março, onde foi solicitado o equipamento, e complementou o pedido em abril através do Requerimento 406, uma vez que a Lei 4.399 que disciplina o assunto e impõe sansões esta em vigor. A solicitação teve como argumento o fato de que o sossego público é um direito assegurado legalmente a todos os cidadãos nas suas horas de descanso ou de recuperação das fadigas do trabalho, em especial onde ocorre maior concentração de atividades coletivas, e esse direito tem sido alvo de contínua violação devido à emissão prolongada, proposital ou não, de ruídos sonoros insuportáveis ao ouvido humano.
Além de malefícios à saúde, tais ruídos podem prejudicar a segurança viária e agredir o meio ambiente, com a consequente deterioração da qualidade de vida, pois as fontes do barulho perturbador são muito difusas: propaganda volante, aparelhos de som em automóveis, batucadas na vizinhança, algazarras, etc.
Sargento Valmir esclarece que a perturbação do sossego pode ser enquadrada como Contravenção Penal, prevista no artigo 42 da Lei das Contravenções Penais, a perturbação do sossego público sujeita o autor a pena de prisão simples e multa. Basta que a vítima chame ao local a Polícia Militar, que irá constatar a violação e registrar um Termo Circunstanciado, encaminhando o caso ao Juizado Especial Criminal da Comarca.
Dependendo do caso, a poluição sonora pode ser considerada Crime punido com pena de até quatros anos de reclusão, em se tratando crime ambiental previsto no artigo 54 da lei 9.605/98. Para a configuração deste delito é necessário que o nível de ruído seja aferido por órgão público habilitado. Vale ressaltar que, segundo a Organização Mundial da Saúde, a exposição permanente a ruído acima de 85 decibéis é capaz de causar danos ao aparelho auditivo.
E com relação a trânsito, o vereador esclarece que, o uso abusivo de ruídos sonoros em veículos (equipamentos de som, descarga do motor, buzina ou alarme) sujeita o infrator às penalidades previstas nos artigos 227, 228 e 229 do Código de Trânsito Brasileiro, combinada com a Resolução 204 do CONTRAN – podendo acarretar, conforme o caso, apreensão do veículo, multa e perda de pontos na carteira. A fiscalização desse tipo de infração é de competência da Polícia Militar.
Considerando que somos possuidores do direito de ouvir tranquilo às músicas e praticar as leituras cotidianas ou o que mais quiser fazer, sem barulho excessivo, sem qualquer transgressão ao direito ao silêncio, ao sossego, à saúde. E bem abordou o assunto o cantor Chorão do Charlie Brown Jr., que já mencionava em sua canção: Quanto vale a paz? Quanto vale o sossego? Valor inestimável, minha paz não tem preço.
Câmara abre CPI dos combustíveis para investigar servidores da Prefeitura de Assis
CPI vai investigar supostas irregularidades na FEMA
Polícia faz novo pedido de prisão do padre investigado por atropelar homem suspeito de furtar igreja
Eleitor tem até hoje para emitir, transferir e regularizar título
Vereador acusa Prefeitura de Assis de ferir Direitos Humanos
A solicitação teve como argumento o fato de que o sossego público é um direito assegurado legalmente a todos os cidadãos nas suas horas de descanso ou de recuperação das fadigas do trabalho, em especial onde ocorre maior concentração de atividades coletivas, e esse direito tem sido alvo de contÃnua violação devido à emissão prolongada, proposital ou não, de ruÃdos sonoros insuportáveis ao ouvido humano.