
A Câmara Municipal de Assis cria oficialmente, durante a Sessão Ordinária de segunda-feira, a Comissão de Assuntos Relevantes para a Desoneração dos Medicamentos, que teve Projeto de Resolução aprovado na última semana. A iniciativa é dos vereadores Alexandre Cachorrão e Arlindo do Raio-X, que pertencem a bancada do PSD (Partido Social Democrático).
Os parlamentares apresentaram a moção em apoio a Frente Parlamentar pela Desoneração dos Medicamentos, que foi lançada em Brasília pelo deputado Walter Ihoshi (PSD/SP). Eles destacam que a carga tributária incidente sobre os medicamentos aqui no Brasil é de 33,87% sendo a mais alta do mundo.
Em países como Estados Unidos e o Canadá, por exemplo, a tributação e zero para os medicamentos. Países como Portugal, França e Suíça a tributação é no máximo até 10%. Isto mostra como o Brasil está desalinhado com o resto do mundo.

Com o intuito de fazer uma mobilização nacional e reduzir a carga tributária dos remédios no Brasil, foi criada a Frente Parlamentar Nacional para a Desoneração dos Medicamentos no Brasil composta por mais de 200 Deputados Federais e mais de 10 senadores.
“A Comissão de Assuntos Relevantes para a Desoneração dos Medicamentos na Câmara Municipal de Assis foi criada com o objetivo de mobilizar a sociedade sobre esse tema em nossa cidade. Queremos discutir com a população todos os problemas que envolvem os remédios e sensibilizar a comunidade colhendo assinaturas num abaixo-assinado para encaminhar à presidente Dilma e ao Governador de São Paulo”, explicaram.
O lançamento oficial da Comissão vai ser na próxima segunda feira, dia 30, durante a Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Assis, prevista para acontecer por volta das 20h30. Na ocasião o deputado federal Walter Ihoshi estará presente, para falar sobre a Frente Parlamentar e a mobilização em torno da redução dos impostos dos medicamentos.
Câmara abre CPI dos combustíveis para investigar servidores da Prefeitura de Assis
CPI vai investigar supostas irregularidades na FEMA
Polícia faz novo pedido de prisão do padre investigado por atropelar homem suspeito de furtar igreja
Eleitor tem até hoje para emitir, transferir e regularizar título
Vereador acusa Prefeitura de Assis de ferir Direitos Humanos