
O prefeito municipal de Assis, José Fernandes sancionou no dia 31 de maio a Lei 6.313 que cria a “Parada Segura” para mulheres, idosos e portadores de deficiência em horário noturno no itinerário dos ônibus de transporte coletivo urbano de Assis, podendo o usuário desembarcar em qualquer lugar, mesmo não sendo ponto de desembarque, após as 21h.
O projeto de lei é de autoria do vereador André Borracha, que agradece ao prefeito por tê-lo sancionado. Na Câmara Municipal, o projeto que deu origem a lei, foi aprovado por unanimidade, em sessão realizada no dia 15 de maio.
O autor da nova lei, explica que a medida já é aplicada em diversas cidades paulistas, como a capital São Paulo, além de Catanduva, Piracicaba, São Bernardo do Campo, Votuporanga, Várzea Grande Paulista, Nova Odessa, Jacareí, Araraquara, Cotia, Atibaia, entre outras, e que agora, após a sanção, se tornou uma grande vitória para mulheres, deficientes e idosos da cidade.
Ainda segundo André Borracha, o principal objetivo do projeto é dar mais segurança a esse público que poderá descer dos ônibus da circular mais perto de suas casas durante o período noturno. “Dados da Organização Mundial de Saúde e do IBGE colocam o Brasil na sétima posição do ranking mundial de assassinato de mulheres e apenas isso já basta para defendermos a aprovação desta matéria que assegura às mulheres, portadores de deficiência e idosos o direito de descerem fora dos pontos de ônibus de nossa cidade após as 21h, já que o objetivo principal desta nova lei é reduzir a vulnerabilidade dessa população que usa o transporte público à noite já que existem pontos em locais escuros que favorecem a ação de ladrões e criminosos”, explica o vereador.
A permissão do desembarque será permitida desde que não haja mudança no itinerário dos ônibus e obedeça a uma parada por quarteirão.
Câmara abre CPI dos combustíveis para investigar servidores da Prefeitura de Assis
CPI vai investigar supostas irregularidades na FEMA
Polícia faz novo pedido de prisão do padre investigado por atropelar homem suspeito de furtar igreja
Eleitor tem até hoje para emitir, transferir e regularizar título
Vereador acusa Prefeitura de Assis de ferir Direitos Humanos