Na semana passada os meios de comunicação publicaram que o Prefeito Ricardo Pinheiro Santana irá aumentar o valor do IPTU durante a sua gestão. As publicações foram geradas em decorrência da entrevista do Secretário da Fazenda, Alexander Ribeiro a um jornalista do município, onde o secretário explicou como é calculado o imposto.
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto de competência dos municípios, que recai sobre a propriedade predial e territorial urbana, sendo calculado sobre a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem de um determinado imóvel, e tem como base de cálculo seu valor venal.
O valor venal do imóvel está determinado na Planta Genérica de Valores (PGV), documento onde constam, de forma mapeada, todos os imóveis localizados no município, com suas descrições perimétricas e respectivos valores venais.
A PGV sofre anualmente a correção monetária para que as receitas do recolhimento de IPTU possam ser atualizadas e, assim, fazer frente à desvalorização decorrente da inflação. Além disso, periodicamente, a PGV sofre uma revisão para confirmar se os valores correspondem àqueles praticados no mercado.
A administração municipal irá atualizar o cadastro dos imóveis, pois podem ter sofrido algumas alterações, como reformas e aumento da área territorial. Algumas dessas mudanças podem não ter sido informadas à Prefeitura de Assis, assim, se faz necessário a reavaliação da área para que os valores sejam reajustados.
“Não vamos alterar o valor da alíquota, queremos apenas o que é justo, por isso vamos reavaliar os imóveis, assim aumentaremos a nossa receita para investirmos em outras áreas” afirma o Prefeito Ricardo Pinheiro Santana.
Câmara abre CPI dos combustíveis para investigar servidores da Prefeitura de Assis
CPI vai investigar supostas irregularidades na FEMA
Polícia faz novo pedido de prisão do padre investigado por atropelar homem suspeito de furtar igreja
Eleitor tem até hoje para emitir, transferir e regularizar título
Vereador acusa Prefeitura de Assis de ferir Direitos Humanos