Sabesp realiza treinamento para “degustadores” de água em Presidente Prudente

© Dos dez alunos, sete já atuam como "degustadores" de água (Foto: Assessoria)

Nos dias 29 e 30 de janeiro, a Sabesp realiza um treinamento de análise sensorial da água para dez empregados da companhia. O curso, que acontece em Presidente Prudente, tem o objetivo de treinar funcionários que atuam na Unidade Regional de Presidente Prudente para analisar odores e gostos que possam ser identificados pela população. Dos dez alunos, sete já atuam como “degustadores” de água.

Dos dez alunos, sete já atuam como “degustadores” de água (Foto: Assessoria)

As responsáveis pelo curso são as químicas, Sonia Diniz e Andreia Natali. Elas explicam que a potabilidade da água da Sabesp é garantida pelas análises físicas e químicas, realizadas periodicamente nos laboratórios da companhia. “Já a análise sensorial identifica variáveis que não interferem na qualidade da água, mas na percepção do cliente”, expõe Sonia Diniz.

Conforme a Portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde, as análises de odor e gosto, antes apenas recomendáveis, agora são obrigatórias. Na região de Presidente Prudente, as análises são feitas desde 2005.

O curso acontece dia 29 das 9h às 17h e dia 30 das 9 às 13h, na rua Campestre, 199.

Curiosidades:
As especialistas explicam que, apesar de existirem pessoas predispostas a identificar uma quantidade maior de odores e gostos, essa é uma capacidade que pode ser desenvolvida através de treinamentos. “No começo dos cursos para iniciantes, fazemos análise de chocolates e biscoitos; já que nos alimentos, identificamos com mais facilidade as diferentes sensações que os gostos provocam”, explica Andreia Natali.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 09 de Janeiro 2026

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Editoriais > Região > Sabesp realiza treinamento para “degustadores” de água em Presidente Prudente