[dropcap]O[/dropcap] Grupo de Teatro “Os Anormais”, do Centro Integrado de Educação e Cultura (CIEC), de Tarumã (SP), participa, pela 4ª vez, do Projeto Ademar Guerra, do Programa de Qualificação em Artes da POIESIS – Organização Social de Cultura, com o espetáculo teatral “O testamento do Cangaceiro”, dirigido por Izabela Vilas Boas com as orientações da Cia de Teatro “Mênades & Sátiros”.
O Programa de Qualificação em Artes da POIESIS tem como ação principal a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de teatro e de dança no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto a capital. A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística
Isso visa fortalecer a produção cultural local, por meios das ações de orientação artística do processo de criação de um espetáculo; experimentação de linguagens cênicas; qualificação dos artistas dos coletivos (atores, bailarinos, coreógrafos, técnicos, etc.); difusão dos espetáculos por meio de parcerias e festivais, mostras de artes e equipamentos culturais diversos. O Programa é resultado da experiência do Projeto Ademar Guerra, de orientação artística a grupos de teatro, criado em 1997, referência de política pública de formação artística.
O trabalho que está sendo desenvolvido pelo grupo de teatro “Os Anormais”, com as orientações da Cia de Teatro “Mênades & Sátiros”, é intitulado “O Testamento do Cangaceiro” de Chico de Assis. O espetáculo será apresentado em Tarumã, no dia 10 de novembro, às 20h, no CIEC, com entrada franca.
O grupo apresentou uma prévia do espetáculo “O Testamento do Cangaceiro”, no dia 14 de outubro de 2018, no CIEC, em forma de ensaio aberto para a população, por meio da Mostra de Compartilhamento.
“Essa é uma forma de abrir o processo criativo do grupo para a comunidade, onde foi apresentada 30 minutos da peça e, após a apresentação, batemos um papo com o público presente, onde puderam pontuar dúvidas ou levantamentos que perceberam durante a apresentação”, falou a Diretora Izabela.
O grupo foi selecionado pela primeira vez, com mais outros 13, para participar da Mostra Final, em Garça, nos dias 15 a 18 de novembro de 2018, representando o Projeto.
Projeto Direções
O Projeto Direções, do programa de qualificação em artes, é um projeto pioneiro para Diretores de Teatro, no qual ocorre uma série de encontros, em diversos espaços culturais de São Paulo capital, que contribuem com ampliação de experiências, vivências e olhares da direção e dramaturgia.
Foram inscritos 83 diretores, e apenas 15 selecionados em todo o interior do Estado de São Paulo, entre eles a Diretora do Grupo de Teatro “Os Anormais” de Tarumã, Izabela Vilas Boas, que já participou de dois finais de semana de muito conhecimento e troca de experiência entre os diretores selecionados e a Curadoria do Projeto.


Além dos esportes: bets agora incluem candidatos ao Nobel de Literatura 2024
Cantora de 21 anos é morta pelo marido de 79 no México
Após engasgar com bolo no ‘Mais Você’, Ana Maria Braga tranquiliza o público e agradece o carinho
Arthur Aguiar é o campeão do ‘BBB22’, com 68,96% dos votos
Thiago Ventura apresenta seu novo show ‘Modo Efetivo’ em Assis