Vitor Roque, uma das jovens promessas do futebol brasileiro e capitão da Seleção Sub-20, abriu o jogo sobre sua experiência frustrante no Barcelona.
Em entrevista após a vitória do Brasil sobre o México, na última quinta-feira, o atacante admitiu que esperava um tratamento diferente durante seu tempo no clube catalão. Agora, emprestado ao Betis, ele busca recomeçar sua trajetória na Europa.
Expectativas destoantes em Barcelona
Aos 19 anos, Vitor Roque chegou ao Barcelona como uma das grandes promessas do futebol sul-americano, mas sua passagem pelo clube acabou marcada por poucas oportunidades e muitas incertezas. Durante oito meses, o jogador acumulou apenas 16 partidas, sendo titular em apenas duas ocasiões.
“Foi um pouco complicado para mim. Tive algumas oportunidades, mas não da forma que eu pensei que seria”, revelou o atacante.
O jovem ainda destacou que o tratamento recebido não foi o esperado, seja em termos de relacionamento com a diretoria ou de chances em campo.
“Pensei que seria diferente, tanto no tratamento, tanto na forma de jogar, da diretoria falar comigo”, afirmou Roque.
Apoio psicológico
Apesar das dificuldades encontradas no Barcelona, Vitor Roque contou com o auxílio de apoio psicológico e terapia para lidar com os desafios enfrentados na Europa. Ele comentou que essa prática o acompanha desde os 16 anos, quando começou a trabalhar com um coach mental para superar obstáculos:
“Sempre me ajudou, desde os 16 anos, que passei por uns obstáculos também. Hoje procuro fazer também, tem me ajudado bastante por passar por diversos obstáculos”.
Roque destacou a importância de cuidar da saúde mental, especialmente em um ambiente competitivo como o do futebol europeu. Para ele, o desafio vai além das quatro linhas:
“Às vezes vocês não veem o que está lá dentro, a forma que as pessoas tratam você. Às vezes a cabeça não fica boa, procuro trabalhar ao máximo meu psicológico”.
Novo começo no Betis e um olhar para o futuro
Com sua chegada ao Betis, Vitor Roque vê a oportunidade de um recomeço em sua carreira europeia. O clube andaluz, que conta com uma opção de compra no final da temporada 2024/25, já deu ao brasileiro os primeiros minutos em campo no duelo contra o Real Madrid. O atacante não esconde a felicidade com o novo desafio e com a recepção que teve no Betis:
“Me acolheram muito bem, estou muito feliz de estar ali e ter a oportunidade de jogar no Betis”.
Quando questionado sobre um possível retorno ao Barcelona, Vitor Roque foi claro ao dizer que seu foco está completamente no Betis.
“Hoje estou pensando no Betis, simplesmente no Betis só. Procuro fazer uma excelente temporada lá. Estou focado lá e, se Deus quiser e as coisas andarem, continuar trabalhando firme e com humildade, as coisas vão acontecer naturalmente”, declarou.
Maturidade aos 19 anos
Aos 19 anos, Vitor Roque mostra um discurso de grande maturidade. Ele não se exime de sua parcela de responsabilidade pelo que aconteceu em Barcelona, mas também não esconde o desejo de mostrar seu valor em um novo cenário, pois entende que outras questões além do seu desempenho pesaram para o momento de incertezas dentro do time calatão.
“Foi um sonho realizado, só de estar lá. Não culpo ninguém. Talvez quem eu tenha que culpar sou eu, de não ter feito as coisas bem. Mas agora estou feliz no Betis, que é o mais importante”, afirmou.
Agora, com a braçadeira de capitão da Seleção Sub-20 e a oportunidade de se destacar em um novo clube, o jovem atacante brasileiro busca reconquistar o espaço que deseja ter no futebol europeu, sempre com os pés no chão e a cabeça no lugar.