Alternativas (seguras) ao WhatsApp

© Telegram, Viber, Facebook Messenger, WeChat e Line são as principais alternativas (Thomas Trutschel/Photothek/Getty Images)

Telegram, Viber, Facebook Messenger, WeChat e Line são as principais alternativas (Thomas Trutschel/Photothek/Getty Images)
Telegram, Viber, Facebook Messenger, WeChat e Line são as principais alternativas (Thomas Trutschel/Photothek/Getty Images)

O bloqueio ao WhatsApp imposto pela Justiça do Rio de Janeiro nesta terça-feira causou novamente uma confusão nos usuários brasileiros, que perderam, enquanto durar a suspensão, o seu principal meio de comunicação instantâneo – e gratuito. Há, porém, algumas opções bastante semelhantes e seguras disponíveis no mercado.

O Telegram, aplicativo tido como um dos principais rivais do WhatsApp, novamente aproveitou a controvérsia no Brasil para se projetar ainda mais no mercado. No último bloqueio, em maio, o serviço de mensagens russo anunciou que angariou cerca de 1 milhão de pessoas cadastradas. Além do Telegram, há outras opções seguras, como Viber, Facebook Messenger, WeChat e Line.

1 – Telegram
Muito parecido com a interface do WhatsApp e um de seus principais concorrentes no mercado de serviços de mensagens. Desenvolvido na Rússia, o Telegram, desde seu lançamento, em 2013, prioriza a privacidade dos usuários, com as conversas criptografadas, e também permite o compartilhamento de arquivos em praticamente todos os formatos, inclusive PDF e documentos do Pacote Office (Word, Excel e Power Point).

2 – Viber
Outro forte concorrente no mercado, o Viber tem praticamente os mesmo recursos que o WhatsApp, mas com algumas diferenças: foi o primeiro a fazer ligações gratuitas entre os usuários do serviço e também oferece ligações a telefones fixos a preços mais acessíveis do que os oferecidos pelas operadoras.

 

 

3 – Facebook Messenger
Aplicativo desenvolvido especificamente para a troca de mensagens instantâneas. O programa permite aos usuários do Facebook participar de bate-papos e enviar emoticons gratuitamente por meio da rede Wi-Fi ou 3G/4G. O sistema também permite às pessoas trocar fotos privadas ou vídeos. Não é preciso ser cadastrado no Facebook para usar o aplicativo, basta informar o número de telefone e se comunicar com os contatos da agenda que têm o serviço instalado no celular.

4 - WeChat
Aplicativo da chinesa Tencent que permite a troca gratuita de fotos, vídeos e textos. Para se diferenciar da concorrência, o WeChat reúne recursos de troca de mensagens, rede social, postagem de fotos, áudios e vídeos e salas de bate-papo. Há ainda um recurso inusitado: ao agitar o smartphone, um usuário pode encontrar outros usuários no mesmo ambiente.

 

5 – Line
Aplicativo japonês que permite a troca gratuita de fotos, vídeos e textos. O Line privilegia a comunicação a partir de stickers e a troca de imagens animadas. O app pode ser usado também em outros dispositivos com acesso à internet, como o computador e tablet.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 08 de Janeiro 2026

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Tecnologia & Games > Alternativas (seguras) ao WhatsApp