O Palmeiras vive uma temporada complicada em 2024, registrando o maior número de lesões desde a chegada de Abel Ferreira. Até agora, o clube contabilizou 24 problemas médicos em 55 jogos, resultando em uma média de 0,43 lesão por partida. Esse índice é o mais alto de todas as temporadas sob o comando do treinador.
Calendário e lesões crescentes
O aumento das lesões ficou mais evidente a partir do meio da temporada, quando o calendário se intensificou com a disputa da Copa América e a ausência de pausas no Campeonato Brasileiro. Entre julho e agosto, foram 13 lesões registradas, mais do que em todo o primeiro semestre do ano.
Para a comissão técnica, o calendário é o principal culpado pelo aumento de lesões. Abel Ferreira, que há tempos critica a quantidade de partidas, desabafou recentemente sobre o desgaste físico imposto aos jogadores:
“Se calhar, se a Leila quiser, se jogarmos semana a semana, consigo ficar aqui até 2027 ou 2030. Com a quantidade de jogos que temos há um desgaste muito grande, fazemos muitas viagens, jogos sem tempo de recuperação e se calhar se tivéssemos uma organização que tomasse decisões difíceis, teríamos mais jogadores de qualidade no futebol brasileiro e valorizar ainda mais”, disse o treinador.
Histórico de lesões na era Abel
Desde 2021, o Palmeiras vem enfrentando um número elevado de problemas médicos, mas 2024 tem se destacado negativamente. Confira os números de lesões nas temporadas sob o comando de Abel Ferreira:
- 2021: 29 lesões em 73 jogos (0,39 lesão por jogo)
- 2022: 21 lesões em 64 jogos (0,32 lesão por jogo)
- 2023: 21 lesões em 58 jogos (0,36 lesão por jogo)
- 2024: 24 lesões em 55 jogos (0,43 lesão por jogo) — dados até 19 de setembro.
Mesmo considerando apenas os números até agosto, a temporada atual continua com a maior média: 0,43 contra 0,38 de 2021, 0,35 de 2022 e 0,36 de 2023. Essa sequência de problemas levou o clube a defender mudanças no calendário junto à CBF, argumentando que o excesso de jogos prejudica equipes que avançam em várias competições.
Impacto no elenco
Atualmente, o Palmeiras tem jogadores importantes afastados, como Piquerez e Bruno Rodrigues, ambos se recuperando de cirurgias no joelho. Mayke trata uma lesão no tornozelo direito e Estêvão sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Gabriel Menino, em fase final de recuperação, já iniciou a transição física.Após as eliminações na Copa do Brasil e na Conmebol Libertadores, o Palmeiras passou a focar apenas no Campeonato Brasileiro. Com semanas livres para treinar, o rendimento do time melhorou, mas o impacto das lesões ainda preocupa.
Decisão do título e briga contra o rebaixamento agitam a 38ª rodada do Brasileirão
Liminar suspende votação de impeachment de Augusto Melo no Corinthians
Os 6 maiores jogadores da história do Atlético-MG: ídolos eternos do Galo
Botafogo domina o Vasco e avança rumo ao título do Brasileirão
Transfer Ban: Corinthians recebe punição da FIFA por dívida com Balbuena