No primeiro dia de trabalho no Flamengo, o técnico Tite ressurge após sua saída da seleção brasileira e já traça planos ambiciosos para o clube carioca.
O treinador, que inicialmente planejava voltar ao trabalho somente em 2024, não escondeu a satisfação de estar de volta ao campo e afirmou que o objetivo inicial é a vaga direta na Libertadores, mas também não descartou a possibilidade de lutar pelo título do Brasileirão.
A Grande Responsabilidade de Comandar o Fla
Tite é um nome familiar para boa parte do elenco do Flamengo, tendo convocado vários jogadores em sua passagem pela seleção brasileira. No entanto, o treinador garantiu que não manteve conversas com nenhum atleta antes de acertar sua contratação. Ele demonstrou otimismo quanto à liderança de um grupo já acostumado a conquistar títulos:
“Tenho 12 ou 13 atletas que tive contato na seleção brasileira, talvez até mais. Isso dá um aproach inicial de saber como é o comportamento e a forma de trabalho.”
O vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, desempenhou um papel fundamental na negociação que trouxe Tite para o clube. Braz acompanhou o treinador durante seu primeiro dia de trabalho no Ninho do Urubu e elogiou sua atitude e abordagem:
“Estou muito confiante pelo que vi nessas primeiras horas aqui. A maneira com que ele andou aqui dentro do CT e com a qual se relacionou com outras pessoas. A maneira com que tivemos as reuniões com todos os departamentos do futebol. Essa junção e essa comunicação são muito importantes.”
Tite também fez questão de conhecer o centro de treinamento do Flamengo, ressaltando a importância da estrutura para o sucesso do trabalho. Ele se mostrou impressionado com o histórico vitorioso do clube e deixou claro que seus princípios de correção, educação, competitividade e excelência estarão presentes em sua abordagem:
“Saudade, sim, o campo é fascinante. A oportunidade profissional do Flamengo é enorme, a responsabilidade é da mesma forma. Tenho consciência disso. Posso prometer que o Adenor, enquanto pessoa e caráter, ele vai estar na sua plenitude.”
Preparação Antecipada
Antes mesmo de sua oficialização como treinador do Flamengo, Tite e sua equipe de comissão técnica iniciaram o estudo do clube. Eles se dedicaram a analisar o time rubro-negro e a entender a dinâmica da equipe. O treinador expressou seu desejo de representar a dignidade, a força e o trabalho necessários para conquistar o sucesso no futebol:
“Que eu tenha a capacidade do Tite enquanto profissional, mas antes do Adenor, enquanto pessoa, de poder representá-los. A dignidade, a força e o trabalho para que a gente possa merecer o sucesso. Ser melhor que os outros é o nosso objetivo. Ser melhor que nós mesmos talvez seja melhor ainda.”
Aprovação e Expectativas
A contratação de Tite pelo Flamengo também recebeu elogios de figuras importantes do mundo do futebol, incluindo o renomado narrador Galvão Bueno. Ele ressaltou a importância da chegada de Tite e expressou otimismo em relação ao seu desempenho no comando do Flamengo:
“Acho uma ótima contratação. Um acerto, finalmente, dessa direção do Flamengo, que errou tanto e fazia questão que fosse um técnico estrangeiro.”
Galvão Bueno, que em um passado recente foi crítico em relação a Tite durante a Copa do Mundo do Catar, agora vê o treinador como a escolha certa para liderar o elenco do Flamengo. A contratação de Tite é vista como um passo importante na busca do Flamengo por títulos e pelo fortalecimento do espírito de equipe.
Acompanhe as novidades sobre o Flamengo na conta oficial no X (Twitter):
Tite conheceu toda a estrutura do Ninho do Urubu e foi apresentado aos funcionários e jogadores. A #FlaTV conversou com nosso novo técnico com exclusividade e ele comentou que o fato de já ter trabalhado com alguns jogadores vai facilitar o início de trabalho. Quer ver mais desse… pic.twitter.com/ptQUv6OIp0
— Flamengo (@Flamengo) October 11, 2023

Especialista em futebol inglês, mas prefere assistir a um jogo da Champions League.
Equipe favorita : Arsenal
Jogador favorito : Gabriel Jesus