A seleção brasileira olímpica, comandada por Ramon Menezes, convocou 23 jogadores para treinamentos visando o Pré-Olímpico de 2024, na Venezuela. Destaque para John Kennedy, herói do título da Libertadores do Fluminense, e Marcos Leonardo, cotado para a seleção principal. A competição será crucial para o Brasil defender o ouro em Paris-2024, e a lista traz jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional.
Na segunda-feira, 06 de novembro, a sede CBF situada na capital carioca, deu palco para o técnico da Seleção Brasileira Masculina, Fernando Diniz, anunciar sua terceira convocação para os próximos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Diniz, que acaba de vencer a Libertadores junto ao Fluminense, foi bem recebido, com ares de campeão. A lista divulgada traz algumas surpresas e novidades.
Mudanças na Convocação
Nessa nova convocação, destacam-se cinco jogadores que foram chamados pela primeira vez. A maior surpresa delas é sem dúvidas o atacante Endrick, do Palmeiras. Aos 17 anos, o jovem aguarda a maioridade para ser transferido para o Real Madrid. Além dele, o zagueiro Nino e o volante André, ambos do Fluminense. O atacante Paulinho, em excelente forma no Atlético-MG, e o goleiro Lucas Perri, do Botafogo, também foram incluídos na lista. Não obstante, o treinador optou por convocar apenas três laterais, com a peculiaridade de que o atacante Pepê, do Porto, pode atuar na ala direita.
Detalhes e Surpresas
A convocação de Fernando Diniz surpreende em diversos aspectos. Endrick, de apenas 17 anos, é o jogador mais jovem a ser convocado para a Seleção desde Ronaldo em 1994, o que destaca seu enorme potencial. A inclusão de Nino e André, provenientes do Fluminense, demonstra o reconhecimento das conquistas recentes do clube na Libertadores: apesar desse mérito vale lembrar que Diniz pesou a mão ao convocar amigos e agenciados pelo mesmo empresário na primeira convocação. A presença de Paulinho, que se destacou no Atlético-MG, também chama a atenção, assim como a escolha de apenas três laterais.
Lista de Convocados de Diniz
Aqui está a lista completa dos convocados por Fernando Diniz:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo)
- Laterais: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha)
- Zagueiros: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG)
- Meio-Campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid)
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona), Vinicius Junior (Real Madrid)
A seleção brasileira enfrentará a Colômbia, fora de casa, no dia 16 de novembro, e em seguida, terá um confronto contra a Argentina no Maracanã, no Rio de Janeiro, em 21 de novembro. Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição nas eliminatórias, com 7 pontos, atrás da Argentina e do Uruguai.
Ramon Menezes também convocou
Quem também acaba de fazer convocações é Ramon Menezes. O técnico da Sub-20 anunciou a convocação da seleção brasileira olímpica para o último período de treinamentos visando o Pré-Olímpico, que acontecerá na Venezuela em janeiro de 2024. A lista não inclui amistosos, e os 23 convocados participarão dos treinos entre 13 e 21 de novembro.
O destaque da lista é o atacante John Kennedy, herói do título do Fluminense na Libertadores. Marcos Leonardo, cotado para a seleção principal, acabou figurando na Olímpica. Oito jogadores que conquistaram o Pan-Americano do Chile, foram chamados. Menezes destacou a dificuldade de liberação dos atletas pelos clubes, mas falou da importância de vestir a camisa da Seleção e a qualidade dos atletas.
Eles lutarão pelo direito de defender o ouro nas Olimpíadas de Paris-2024 no Torneio Pré-Olímpico da Venezuela, que acontece entre 20 de janeiro e 11 de fevereiro. O Brasil está no Grupo A ao lado de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador.
Lista completa dos convocados para a Seleção Olímpica:
- Goleiros: Andrew (Gil Vicente), Marcelo Pitaluga (Liverpool), Mycael (Athletico-PR)
- Laterais: Khellven (CSKA Moscou), Vinícius Tobias (Real Madrid), Patrick (São Paulo), Vanderlan (Palmeiras)
- Zagueiros: Arthur Chaves (Acadêmicos de Vizeu), Lucas Beraldo (São Paulo), Michel (Palmeiras), Robert Renan (Zenit)
- Meio-campistas: Alexsander (Fluminense), Andrey Santos (Nottingham Forest), Guilherme Biro (Corinthians), Igor Jesus (Flamengo), Pablo Maia (São Paulo), Victor Hugo (Flamengo)
- Atacantes: Gabriel Pec (Vasco da Gama), John Kennedy (Fluminense), Luis Guilherme (Palmeiras), Marcos Leonardo (Santos), Matheus Nascimento (Botafogo), Sávio (Girona)
Acompanhe novidades da CBF no X (antigo Twitter):
Tweets by CBF_Futebol