O Milan empatou em 0 a 0 com o Newcastle em sua estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Com o Stadio Giuseppe Meazza como local para sua primeira partida da nova edição da Liga dos Campeões, o Liga dos CampeõesO AC Milan recebeu o Newcastle para um confronto direto de alto nível. A partida que prometia ser um encontro atraente acabou sendo sem golsembora os italianos tenham tido muitas chances de abrir o placar.
A equipe de Stefano Pioli tinha acabado de ser humilhada por seus eternos rivais no Derby della Madonnina com um 5 a 1 contra. Portanto, vencer a partida contra os Magpies era de vital importância para os milaneses e isso foi demonstrado em campo.
Apesar da derrota na rodada anterior, os rubro-negros tentaram o mesmo bloco defensivo para essa ocasião. Pioli formou seu habitual 4-3-3 com Mike Maignan protegendo o gol, enquanto Davide Calabria e Theo Hernandez cobriam os laterais.
Malick Thiaw voltou a aparecer no centro da defesa e Fikayo Tomori entrou no lugar de Simon Kjær, que atuou na partida contra a Inter. Ruben Loftus-Cheek, Rade Krunić e Tommaso Pobega foram encarregados de movimentar a bola no meio-campo.
Para completar os 11, Samuel Chukwueze e Rafael Leão saíram pelas laterais para reforçar a linha de ataque que formaram com Olivier Giroud.
Falta de precisão?
Nos primeiros 45′, os milaneses dominaram o jogo e criaram várias chances de gol. No entanto, o papel de Nick Pope no gol salvou a equipe inglesa de uma goleada. Apenas 20 minutos após o apito inicial, Pope já havia feito mais defesas do que em uma partida da Premier League.
Rafael Leão, Loftus-Cheek, Pobega e Chukwueze foram os primeiros a ousar um chute ao gol. No entanto, o falta de pontaria dos jogadores do Milan e as respostas de Pope mantiveram o placar sem gols.
Os minutos foram passando, mas o time da casa continuou errando o alvo. Thiaw e Krunić aproveitaram a oportunidade para tentar a sorte na frente do gol, mas o time da casa não conseguiu balançar as redes. Nenhum dos dois conseguiu marcar portanto, a partida foi para o intervalo em 0 a 0.
No segundo tempo, foi mais do mesmo, o AC Milan dominou uma partida em que faltou precisão na frente do gol. Os italianos deixaram os Magpies na mão em várias ocasiões e não conseguiram impor seu jogo.
Aos 72′, os rubro-negros sofreram a perda de Ruben Loftus-Cheek devido a uma lesão e, 9 minutos depois, também se machucou Mike Maignan.
Na reta final, ambas as equipes diminuíram a intensidade do jogo, então os Magpies fecharam seus espaços na defesa para manter o placar limpo. Apesar disso, Theo Hernandez e Olivier Giroud tiveram chutes de longa distância, mas nenhum deles causou perigo.
Dessa forma, o AC Milan marcou 1 ponto, que mantém vivas as esperanças de um lugar na próxima rodada da Liga dos Campeões.
Estatísticas de AC Milan vs. Newcastle
Os italianos tiveram a 52% da posse de bola, enquanto o Newcastle dominou a bola nos 48% restantes.
A equipe treinada por Stefano Pioli finalizou 25 chutes a gol, criou 4 oportunidades claras de gol, falhou em todas as 4 e teve 4 impedimentos. Ao contrário do time da casa, os Magpies deram apenas 6 chutes a gol e em 3 ocasiões estavam impedidos.
O Milan completou 339 passes com 84% de eficácia. Enquanto isso, a equipe de Eddie Howe deu 321 passes com uma taxa de precisão de 85%.
Com relação às faltas na partida, o time de Milão cometeu 16 faltas e recebeu 4 cartões amarelos. Em contraste, os ingleses receberam apenas 1 cartão amarelo pelas 13 faltas que cometeram.
O melhor jogador do duelo foi Nick Pope, que recebeu uma nota 8,4 no Fotmob depois de fazer 8 defesas.